criança e comunidade de investigação filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: cassidy, claire
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501
Resumo: Foi afirmado na Convenção dos Direitos da Criança da ONU que as vozes das crianças devem ter espaço na sociedade, e que suas visões e opiniões devem ser levadas em consideração pelos fazedores de políticas públicas e autoridades de outras instâncias. Esse artigo sugere que as crianças precisam ser empoderadas e capacitadas para se tornarem sujeitos políticos, ativos e participativos na sociedade. Em alguns países – no momento, aqueles constituintes do Reino Unido, a Educação para a Cidadania está na agenda governamental. A fim de que as crianças sejam educadas para a cidadania, argumenta-se que elas não sejam tratadas como cidadãs no futuro, mas cidadãs no presente. Além disso, para favorecer ainda mais a participação dos membros mais novos da sociedade no seu papel de cidadãos, aqui é sugerido que a prática da Comunidade de Investigação Filosófica seja usada para promover as habilidades necessárias para a participação plena.
id UERJ-22_ae4b18ee3971fcb3ceb76a4eb402536d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20501
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling criança e comunidade de investigação filosóficaniño y comunidad de investigación filosóficachild and community of philosophical inquirychildcitizenshipCommunity of Philosophical InquiryFoi afirmado na Convenção dos Direitos da Criança da ONU que as vozes das crianças devem ter espaço na sociedade, e que suas visões e opiniões devem ser levadas em consideração pelos fazedores de políticas públicas e autoridades de outras instâncias. Esse artigo sugere que as crianças precisam ser empoderadas e capacitadas para se tornarem sujeitos políticos, ativos e participativos na sociedade. Em alguns países – no momento, aqueles constituintes do Reino Unido, a Educação para a Cidadania está na agenda governamental. A fim de que as crianças sejam educadas para a cidadania, argumenta-se que elas não sejam tratadas como cidadãs no futuro, mas cidadãs no presente. Além disso, para favorecer ainda mais a participação dos membros mais novos da sociedade no seu papel de cidadãos, aqui é sugerido que a prática da Comunidade de Investigação Filosófica seja usada para promover as habilidades necessárias para a participação plena.Se ha afirmado en la convención de la O.N.U sobre los Derechos del Niño que las voces de los niños deben tener un lugar en la sociedad y que sus puntos de vista y opiniones deben ser considerados por los hacedores de políticas públicas y otros gestores gubernamentales. Este papel sugiere que los niños necesiten ser empoderados y capacitados para tornarse agentes activos, participativos y políticos dentro de la sociedad. En ciertos países - en este caso, los que constituyen Gran Bretaña - la educación para la ciudadanía está en la agenda gubernamental. Para que los niños sean educados para la ciudadanía, se argumenta que sean tratados como ciudadanos no en el futuro, sino en el presente. Además, para permitir que los miembros más jóvenes de la sociedad participen en el papel de ciudadanos aquí se sugiere que la práctica de la comunidad de investigación filosófica sea utilizada para promover las habilidades necesarias para la participación completa.It has been asserted in the UN Convention on the Rights of the Child that children’s voices should have a place in society and that their views and opinions should be taken into account by policy makers and those others in authority. This paper suggests that children need to be empowered and enabled to become active, participative, political agents within society. Within certain countries – in this instance, those constituting Great Britain – Education for Citizenship is on the Governmental agenda. In order for children to be educated for citizenship, it is argued that they are treated as citizens not in the future, but citizens in the present. Additionally, to further enable younger members of society to partake in the role of citizen it is here suggested that the practice of Community of Philosophical Inquiry be utilised to promote the necessary skills for full participation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 345-368childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 345-368childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 345-3681984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501/14827cassidy, claireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:57:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20501Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:57:17Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv criança e comunidade de investigação filosófica
niño y comunidad de investigación filosófica
child and community of philosophical inquiry
title criança e comunidade de investigação filosófica
spellingShingle criança e comunidade de investigação filosófica
cassidy, claire
child
citizenship
Community of Philosophical Inquiry
title_short criança e comunidade de investigação filosófica
title_full criança e comunidade de investigação filosófica
title_fullStr criança e comunidade de investigação filosófica
title_full_unstemmed criança e comunidade de investigação filosófica
title_sort criança e comunidade de investigação filosófica
author cassidy, claire
author_facet cassidy, claire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv cassidy, claire
dc.subject.por.fl_str_mv child
citizenship
Community of Philosophical Inquiry
topic child
citizenship
Community of Philosophical Inquiry
description Foi afirmado na Convenção dos Direitos da Criança da ONU que as vozes das crianças devem ter espaço na sociedade, e que suas visões e opiniões devem ser levadas em consideração pelos fazedores de políticas públicas e autoridades de outras instâncias. Esse artigo sugere que as crianças precisam ser empoderadas e capacitadas para se tornarem sujeitos políticos, ativos e participativos na sociedade. Em alguns países – no momento, aqueles constituintes do Reino Unido, a Educação para a Cidadania está na agenda governamental. A fim de que as crianças sejam educadas para a cidadania, argumenta-se que elas não sejam tratadas como cidadãs no futuro, mas cidadãs no presente. Além disso, para favorecer ainda mais a participação dos membros mais novos da sociedade no seu papel de cidadãos, aqui é sugerido que a prática da Comunidade de Investigação Filosófica seja usada para promover as habilidades necessárias para a participação plena.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501/14827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 345-368
childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 345-368
childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 345-368
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317589789245440