the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430 |
Resumo: | No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903). |
id |
UERJ-22_925e4e2a4061c02ac3d13761378cfbab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58430 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenilthe brownies’ book: du bois y la construcción de una referencia literaria para la identidad negra infanto-juvenilthe brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenilbrownies' bookniño negroliteratura infantil afroamericananew negroidentidad.Brownies’ Bookcriança negraliteratura infanto-juvenil afro-americanaNew Negroidentidade.brownies' bookblack childafrican american children's literaturenew negroidentity.No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903). En el período de enero de 1920 a diciembre de 1921, una cooperación entre Jessie Fauset, Augustus Dill y W.E.B. Du Bois resultó en la publicación llamada "The Brownies’ Book" (TBB), la primera publicación para niños y jóvenes negros y no blancos (personas de color) de América del Norte. La creación de “The Brownies 'Book” (TBB) fue un evento pionero en la literatura afroamericana en general y, más específicamente, en el campo de la literatura infantil afroamericana, ya que fue la primera revista compuesta y publicada por afroamericanos para niños negros que, hasta entonces, buscaban en vano material que incluyera una perspectiva de su experiencia e historia. El artículo, por tanto, asume que los TBBs fueron uno de los precursores del movimiento llamado Harlem Renaissance, constituyendo una materialización literaria infantil del camino hacia la filosofía del Nuevo Negro (New Negro) en la perspectiva del filósofo Alain Locke. Lo que se estaba formulando era tanto la deconstrucción de los estereotipos asociados con los negros como la proyección/creación activa de una identificación positiva con su comunidad local y ancestral. Así, uno de los aspectos importantes es identificar, después de la Primera Guerra Mundial, las estrategias discursivas y las prácticas de des-racialización propuestas para “los hijos del sol”, como los llamó W.E.B. Du Bois, para dejar de verse a sí mismos “a través de los ojos de otros” (Du Bois, 1903).In the period from January 1920 to December 1921 a cooperation between Jessie Fauset, Augustus Dill and W.E.B. Du Bois resulted in the publication of a periodical called “The Brownies’ Book” (TBB) the first publication for North American black, and not white (colored people) children and young people. The creation of “The Brownies' Book” (TBB) was a pioneering event in African American literature in general and, more specifically, in the field of African American children's literature, as it was the first periodical composed and published by African Americans for black children who, until then, searched in vain for material that included a perspective on their experience and history. This article argues that the TBBs were one of the harbingers of the movement called the Harlem Renaissance, constituting a children's literary materialization of the path towards the emergence of what the philosopher Alain Locke called the New Negro. What was being formulated was both the deconstruction of stereotypes associated with blacks and the active projection/creation of a positive identification with their local and ancestral community. This paper seeks to identify the post-WWI discursive strategies and practices of de-racialization proposed for “the children of the sun”, as W.E.B. Du Bois called them, in order to stop seeing themselves “through the eyes of others” (Du Bois, 1903).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/5843010.12957/childphilo.2021.58430childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 27childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 271984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430/38594Copyright (c) 2021 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccesssilvério, valter roberto2022-03-06T15:31:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58430Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2022-03-06T15:31:46Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil the brownies’ book: du bois y la construcción de una referencia literaria para la identidad negra infanto-juvenil the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
title |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
spellingShingle |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil silvério, valter roberto brownies' book niño negro literatura infantil afroamericana new negro identidad. Brownies’ Book criança negra literatura infanto-juvenil afro-americana New Negro identidade. brownies' book black child african american children's literature new negro identity. |
title_short |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
title_full |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
title_fullStr |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
title_full_unstemmed |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
title_sort |
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil |
author |
silvério, valter roberto |
author_facet |
silvério, valter roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
silvério, valter roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brownies' book niño negro literatura infantil afroamericana new negro identidad. Brownies’ Book criança negra literatura infanto-juvenil afro-americana New Negro identidade. brownies' book black child african american children's literature new negro identity. |
topic |
brownies' book niño negro literatura infantil afroamericana new negro identidad. Brownies’ Book criança negra literatura infanto-juvenil afro-americana New Negro identidade. brownies' book black child african american children's literature new negro identity. |
description |
No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430 10.12957/childphilo.2021.58430 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430 |
identifier_str_mv |
10.12957/childphilo.2021.58430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430/38594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 childhood & philosophy info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 childhood & philosophy |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27 childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 27 childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317592468357120 |