the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: silvério, valter roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430
Resumo: No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903).  
id UERJ-22_925e4e2a4061c02ac3d13761378cfbab
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58430
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenilthe brownies’ book: du bois y la construcción de una referencia literaria para la identidad negra infanto-juvenilthe brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenilbrownies' bookniño negroliteratura infantil afroamericananew negroidentidad.Brownies’ Bookcriança negraliteratura infanto-juvenil afro-americanaNew Negroidentidade.brownies' bookblack childafrican american children's literaturenew negroidentity.No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903).  En el período de enero de 1920 a diciembre de 1921, una cooperación entre Jessie Fauset, Augustus Dill y W.E.B. Du Bois resultó en la publicación llamada "The Brownies’ Book" (TBB), la primera publicación para niños y jóvenes negros y no blancos (personas de color) de América del Norte. La creación de “The Brownies 'Book” (TBB) fue un evento pionero en la literatura afroamericana en general y, más específicamente, en el campo de la literatura infantil afroamericana, ya que fue la primera revista compuesta y publicada por afroamericanos para niños negros que, hasta entonces, buscaban en vano material que incluyera una perspectiva de su experiencia e historia. El artículo, por tanto, asume que los TBBs fueron uno de los precursores del movimiento llamado Harlem Renaissance, constituyendo una materialización literaria infantil del camino hacia la filosofía del Nuevo Negro (New Negro) en la perspectiva del filósofo Alain Locke. Lo que se estaba formulando era tanto la deconstrucción de los estereotipos asociados con los negros como la proyección/creación activa de una identificación positiva con su comunidad local y ancestral. Así, uno de los aspectos importantes es identificar, después de la Primera Guerra Mundial, las estrategias discursivas y las prácticas de des-racialización propuestas para “los hijos del sol”, como los llamó W.E.B. Du Bois, para dejar de verse a sí mismos “a través de los ojos de otros” (Du Bois, 1903).In the period from January 1920 to December 1921 a cooperation between Jessie Fauset, Augustus Dill and W.E.B. Du Bois resulted in the publication of a periodical called “The Brownies’ Book” (TBB) the first publication for North American black, and not white (colored people) children and young people. The creation of “The Brownies' Book” (TBB) was a pioneering event in African American literature in general and, more specifically, in the field of African American children's literature, as it was the first periodical composed and published by African Americans for black children who, until then, searched in vain for material that included a perspective on their experience and history. This article argues that the TBBs were one of the harbingers of the movement called the Harlem Renaissance, constituting a children's literary materialization of the path towards the emergence of what the philosopher Alain Locke called the New Negro. What was being formulated was both the deconstruction of stereotypes associated with blacks and the active projection/creation of a positive identification with their local and ancestral community. This paper seeks to identify the post-WWI discursive strategies and practices of de-racialization proposed for “the children of the sun”, as W.E.B. Du Bois called them, in order to stop seeing themselves “through the eyes of others” (Du Bois, 1903).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/5843010.12957/childphilo.2021.58430childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 27childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 271984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430/38594Copyright (c) 2021 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccesssilvério, valter roberto2022-03-06T15:31:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/58430Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2022-03-06T15:31:46Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
the brownies’ book: du bois y la construcción de una referencia literaria para la identidad negra infanto-juvenil
the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
title the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
spellingShingle the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
silvério, valter roberto
brownies' book
niño negro
literatura infantil afroamericana
new negro
identidad.
Brownies’ Book
criança negra
literatura infanto-juvenil afro-americana
New Negro
identidade.
brownies' book
black child
african american children's literature
new negro
identity.
title_short the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
title_full the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
title_fullStr the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
title_full_unstemmed the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
title_sort the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil
author silvério, valter roberto
author_facet silvério, valter roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv silvério, valter roberto
dc.subject.por.fl_str_mv brownies' book
niño negro
literatura infantil afroamericana
new negro
identidad.
Brownies’ Book
criança negra
literatura infanto-juvenil afro-americana
New Negro
identidade.
brownies' book
black child
african american children's literature
new negro
identity.
topic brownies' book
niño negro
literatura infantil afroamericana
new negro
identidad.
Brownies’ Book
criança negra
literatura infanto-juvenil afro-americana
New Negro
identidade.
brownies' book
black child
african american children's literature
new negro
identity.
description No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903).  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430
10.12957/childphilo.2021.58430
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2021.58430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430/38594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27
childhood & philosophy; v. 17 (2021); 01 - 27
childhood & philosophy; Vol. 17 (2021); 01 - 27
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592468357120