the present and the future of doing philosophy with children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673 |
Resumo: | Este artigo é uma introdução ao dossiê “o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças”, cuja inspiração surgiu a partir de uma conferência do mesmo tema que ocorreu na University College Dublin em 24 de junho de 2022. A conferência, que tinha como objetivo defender a importância de envolver estudantes pré-universitários no pensamento filosófico, também funcionou como um fórum onde os participantes podiam refletir criticamente na prática do fazer filosofia com crianças. Os participantes foram convidados a refletir sobre: 1) como a filosofia prepara as crianças para participarem de um mundo cada vez mais complexo; 2) os desafios futuros do movimento FpcC; 3) de quais formas e em que dimensão a prática de FpcC contribui para a descolonização dos discursos sobre a infância; 4) de quais formas e em que dimensão a iniciativa da filosofia com crianças aborda problemas de injustiça epistêmica e de desigualdades educacionais e sociais. Construído a partir de discussões que ocorreram durante e após a conferência, os autores interrogam, neste dossiê, a oposição hierárquica entre crianças e adultos, e lançam um olhar crítico aos pressupostos adultistas que impedem que as iniciativas de Filosofia para/com Crianças alcancem seu potencial completo. |
id |
UERJ-22_9f326d2db50ca63b57c2c0f96f1108d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78673 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
the present and the future of doing philosophy with childrenel presente y el futuro de hacer filosofía con niños y niñaso presente e o futuro de fazer filosofia com criançaschildhoodphilosophy for childrenphilosophy with childrenadultismchildisminfanciafilosofía para niñosfilosofía con niñosadultismoinfantilismoinfânciafilosofia para criançasfilosofia com criançasinfantilismoadultismoEste artigo é uma introdução ao dossiê “o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças”, cuja inspiração surgiu a partir de uma conferência do mesmo tema que ocorreu na University College Dublin em 24 de junho de 2022. A conferência, que tinha como objetivo defender a importância de envolver estudantes pré-universitários no pensamento filosófico, também funcionou como um fórum onde os participantes podiam refletir criticamente na prática do fazer filosofia com crianças. Os participantes foram convidados a refletir sobre: 1) como a filosofia prepara as crianças para participarem de um mundo cada vez mais complexo; 2) os desafios futuros do movimento FpcC; 3) de quais formas e em que dimensão a prática de FpcC contribui para a descolonização dos discursos sobre a infância; 4) de quais formas e em que dimensão a iniciativa da filosofia com crianças aborda problemas de injustiça epistêmica e de desigualdades educacionais e sociais. Construído a partir de discussões que ocorreram durante e após a conferência, os autores interrogam, neste dossiê, a oposição hierárquica entre crianças e adultos, e lançam um olhar crítico aos pressupostos adultistas que impedem que as iniciativas de Filosofia para/com Crianças alcancem seu potencial completo.This paper is an introduction to the dossier on “the present and the future of doing philosophy with children”, which itself drew inspiration from a conference on the same topic that was held in University College Dublin on the 24th of June 2022. While the conference aimed at building a case for the importance of engaging pre-college students in philosophical thinking, it also aspired to function as a forum where the participants can critically reflect on the practice of doing philosophy with children. The participants were asked to reflect on 1) the ways in which philosophy prepares children to engage with an increasingly complex world; 2) the future challenges of the P4wC movement; 3) the ways in which and the extent to which P4wC practice contributes to the decolonization of childhood discourses; 4) the ways in which and the extent to which the philosophy with children initiative addresses issues of epistemic injustice and educational and social inequalities. Building on the discussions that took place during and after the conference, the authors in this dossier interrogate the hierarchical opposition between child and adult, and cast a critical gaze on adultist assumptions that prevent Philosophy for/with Children initiatives from achieving their full potential.El presente artículo es una introducción al dossier sobre "el presente y el futuro de hacer filosofía con niños y niñas", que tomó inspiración en una conferencia sobre el mismo tema que se celebró en el University College de Dublín el 24 de junio de 2022. Si bien la conferencia tenía como objetivo abogar por la importancia de involucrar a los estudiantes preuniversitarios en el pensamiento filosófico, también aspiraba a funcionar como un foro en el que los participantes pudieran reflexionar críticamente sobre la práctica de hacer filosofía con niños y niñas. Se pidió a los participantes que reflexionaran sobre 1) las formas en que la filosofía prepara a niños y niñas para enfrentarse a un mundo cada vez más complejo; 2) los retos futuros del movimiento de FpcN; 3) las formas y el grado en que la práctica de la FpcN contribuye a la descolonización de los discursos sobre la infancia; 4) las formas y el grado en que la iniciativa de la filosofía con niños y niñas aborda cuestiones de injusticia epistémica y desigualdades educativas y sociales. A partir de los debates que tuvieron lugar durante y después de la conferencia, los autores y autoras de este dossier interrogan la oposición jerárquica entre niño y adulto, y echan una mirada crítica sobre los supuestos adultistas que impiden que las iniciativas de Filosofía para/con Niños alcancen todo su potencial.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/7867310.12957/childphilo.2023.78673childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 13childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 13childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 131984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673/49627Copyright (c) 2023 Georgios Petropoulosinfo:eu-repo/semantics/openAccesspetropoulos, georgios2024-04-10T08:46:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78673Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2024-04-10T08:46:46Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
the present and the future of doing philosophy with children el presente y el futuro de hacer filosofía con niños y niñas o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças |
title |
the present and the future of doing philosophy with children |
spellingShingle |
the present and the future of doing philosophy with children petropoulos, georgios childhood philosophy for children philosophy with children adultism childism infancia filosofía para niños filosofía con niños adultismo infantilismo infância filosofia para crianças filosofia com crianças infantilismo adultismo |
title_short |
the present and the future of doing philosophy with children |
title_full |
the present and the future of doing philosophy with children |
title_fullStr |
the present and the future of doing philosophy with children |
title_full_unstemmed |
the present and the future of doing philosophy with children |
title_sort |
the present and the future of doing philosophy with children |
author |
petropoulos, georgios |
author_facet |
petropoulos, georgios |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
petropoulos, georgios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
childhood philosophy for children philosophy with children adultism childism infancia filosofía para niños filosofía con niños adultismo infantilismo infância filosofia para crianças filosofia com crianças infantilismo adultismo |
topic |
childhood philosophy for children philosophy with children adultism childism infancia filosofía para niños filosofía con niños adultismo infantilismo infância filosofia para crianças filosofia com crianças infantilismo adultismo |
description |
Este artigo é uma introdução ao dossiê “o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças”, cuja inspiração surgiu a partir de uma conferência do mesmo tema que ocorreu na University College Dublin em 24 de junho de 2022. A conferência, que tinha como objetivo defender a importância de envolver estudantes pré-universitários no pensamento filosófico, também funcionou como um fórum onde os participantes podiam refletir criticamente na prática do fazer filosofia com crianças. Os participantes foram convidados a refletir sobre: 1) como a filosofia prepara as crianças para participarem de um mundo cada vez mais complexo; 2) os desafios futuros do movimento FpcC; 3) de quais formas e em que dimensão a prática de FpcC contribui para a descolonização dos discursos sobre a infância; 4) de quais formas e em que dimensão a iniciativa da filosofia com crianças aborda problemas de injustiça epistêmica e de desigualdades educacionais e sociais. Construído a partir de discussões que ocorreram durante e após a conferência, os autores interrogam, neste dossiê, a oposição hierárquica entre crianças e adultos, e lançam um olhar crítico aos pressupostos adultistas que impedem que as iniciativas de Filosofia para/com Crianças alcancem seu potencial completo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673 10.12957/childphilo.2023.78673 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673 |
identifier_str_mv |
10.12957/childphilo.2023.78673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/78673/49627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Georgios Petropoulos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Georgios Petropoulos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 13 childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 13 childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 13 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317589519761408 |