aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: mesquita, vânia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523
Resumo: Este artigo reflete sobre a problemática da formação de professores no campo da filosofia para Crianças. Para isso, aborda a concepção de formação de professores na concepção brasileira inserida no trabalho do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e nos projetos pautados em FpC na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Desse modo, oferece uma visão de como o processo de formação acontece hoje no Brasil e oferece alguns caminhos para que o seu desenvolvimento seja ainda mais significativo. Palavras chave: Filosofia para crianças; formação de professores; infância
id UERJ-22_f00b9c824e016406d67a2428627ab4d6
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20523
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasilteacher formation in philosophy for children at brazil: some aspectsaspectos da formação docente em filosofia para crianças no brasilEste artigo reflete sobre a problemática da formação de professores no campo da filosofia para Crianças. Para isso, aborda a concepção de formação de professores na concepção brasileira inserida no trabalho do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e nos projetos pautados em FpC na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Desse modo, oferece uma visão de como o processo de formação acontece hoje no Brasil e oferece alguns caminhos para que o seu desenvolvimento seja ainda mais significativo. Palavras chave: Filosofia para crianças; formação de professores; infânciaEste artículo reflexiona sobre la problemática de la formación de maestros en el campo de la filosofía para niños. Para ello, aborda la concepción de formación de maestros en la concepción brasileña, dentro del trabajo del Centro Brasileño de Filosofía para Niños (CBFC) y en los proyectos realizados en la Universidad de Brasília (UnB) y en la Universidad Estatal Paulista (UNESP). De ese modo, ofrece una visión de cómo el proceso de formación se desarrolla actualmente en Brasil y proporciona algunos caminos para que su desarrollo sea aún más significativo. Palabras clave: filosofía para niños; formación de maestros; infanciaThis study attempts to describe and analyze the question of teacher formation in Philosophy for Children by focusing on two central principles: the first is that we defend the introduction of philosophy into elementary schools; the second that we place greater emphasis on current programs of teacher formation in the field. We begin the article by analyzing the work and research of the creator and pioneer of the program Philosophy for Children, Matthew Lipman. The article proceeds to inquire into and describe the teacher formation efforts in the field in Brasil, mainly those of the Brasilian Center of Philosophy for Children (CBFC) and some alternative efforts coordinated by Walter Kohan and Paula Ramos de Oliveira. A general overview of teacher formation and the teaching profession in Brasil is also conducted. The theoretical base, from which we analyze the concept of formation, is built on the Frankfurt School, particularly Theodor W. Adorno’s texts on education, formation, and semi-formation. Key Words: Philosophy for Children; Teacher Formation; Infancy.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523childhood & philosophy; Vol. 3 Núm. 6 (2007): jul./dic.; pp. 313-346childhood & philosophy; v. 3 n. 6 (2007): jul./dez.; pp. 313-346childhood & philosophy; Vol. 3 No. 6 (2007): july/dec.; pp. 313-3461984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523/14849mesquita, vâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:47:33Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20523Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:47:33Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
teacher formation in philosophy for children at brazil: some aspects
aspectos da formação docente em filosofia para crianças no brasil
title aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
spellingShingle aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
mesquita, vânia
title_short aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
title_full aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
title_fullStr aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
title_full_unstemmed aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
title_sort aspectos de la formación docente en filosofía para niños en brasil
author mesquita, vânia
author_facet mesquita, vânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv mesquita, vânia
description Este artigo reflete sobre a problemática da formação de professores no campo da filosofia para Crianças. Para isso, aborda a concepção de formação de professores na concepção brasileira inserida no trabalho do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e nos projetos pautados em FpC na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Desse modo, oferece uma visão de como o processo de formação acontece hoje no Brasil e oferece alguns caminhos para que o seu desenvolvimento seja ainda mais significativo. Palavras chave: Filosofia para crianças; formação de professores; infância
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20523/14849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 3 Núm. 6 (2007): jul./dic.; pp. 313-346
childhood & philosophy; v. 3 n. 6 (2007): jul./dez.; pp. 313-346
childhood & philosophy; Vol. 3 No. 6 (2007): july/dec.; pp. 313-346
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317589839577088