MUNDOS QUE COLIDEM: O TENSIONAMENTO ENTRE FANTÁSTICO E O MARAVILHOSO NA SÉRIE FRONTERA VERDE
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/55043 |
Resumo: | Em direção diversa das narrativas romanescas e fílmicas que em geral tematizam a Amazônia e os povos indígenas a partir do misticismo simplista ou da imagem idealizada do “bom selvagem”, Frontera Verde (2019) é uma produção original da Netflix, em oito episódios, cuja trama, inicialmente policialesca, toma rumos mais profundos, obscuros e instigantes, tendo como cenário a cidade de Leticia, próxima à tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. O título da série, que tem argumento de Jenny Ceballos, Mauricio Leiva-Cock e Diego Ramírez-Schrempp, encapsula o estado permanentemente limítrofe das línguas, identidades e poderes encenado pelas personagens. No presente trabalho, pretendemos, num primeiro momento, observar como as cosmovisões presentes em Frontera Verde encenam embates culturais e acionam questionamentos políticos, éticos e estéticos de grande relevância para os tempos que vivemos, quando políticas ambientais, disputas territoriais e ameaças a modos tradicionais de viver com o meio estão na ordem do dia. Tal leitura tomará como subsídio principal o tensionamento dos conceitos de fantástico e realismo-maravilhoso, cujas precisões e imprecisões permitem o embaralhamento das ideias de ordinário e extraordinário, de natural e sobrenatural. Por fim, abordaremos brevemente as relações entre representatividade postulando provisoriamente uma definição com base na discussão de representação e sua interface com o fenômeno on demand proporcionado pelas plataformas de streaming. O aporte teórico se baseia, dentre outros, em Roas (2014), Todorov (2014), Chiampi (2013). |
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MUNDOS QUE COLIDEM: O TENSIONAMENTO ENTRE FANTÁSTICO E O MARAVILHOSO NA SÉRIE FRONTERA VERDEPalavras-chave: Fantástico; Maravilhoso, Amazônia; Frontera Verde.Em direção diversa das narrativas romanescas e fílmicas que em geral tematizam a Amazônia e os povos indígenas a partir do misticismo simplista ou da imagem idealizada do “bom selvagem”, Frontera Verde (2019) é uma produção original da Netflix, em oito episódios, cuja trama, inicialmente policialesca, toma rumos mais profundos, obscuros e instigantes, tendo como cenário a cidade de Leticia, próxima à tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. O título da série, que tem argumento de Jenny Ceballos, Mauricio Leiva-Cock e Diego Ramírez-Schrempp, encapsula o estado permanentemente limítrofe das línguas, identidades e poderes encenado pelas personagens. No presente trabalho, pretendemos, num primeiro momento, observar como as cosmovisões presentes em Frontera Verde encenam embates culturais e acionam questionamentos políticos, éticos e estéticos de grande relevância para os tempos que vivemos, quando políticas ambientais, disputas territoriais e ameaças a modos tradicionais de viver com o meio estão na ordem do dia. Tal leitura tomará como subsídio principal o tensionamento dos conceitos de fantástico e realismo-maravilhoso, cujas precisões e imprecisões permitem o embaralhamento das ideias de ordinário e extraordinário, de natural e sobrenatural. Por fim, abordaremos brevemente as relações entre representatividade postulando provisoriamente uma definição com base na discussão de representação e sua interface com o fenômeno on demand proporcionado pelas plataformas de streaming. O aporte teórico se baseia, dentre outros, em Roas (2014), Todorov (2014), Chiampi (2013). Universidade do Estado do Rio de JaneiroCAPESMARQUES, MARCELO FERREIRALEANDRO DA SILVA, ANALICE DA CONCEIÇÃO2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/5504310.12957/abusoes.2021.55043Abusões; n. 16: (2021.3) Dossiê: Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamingsAbusões; n. 16: (2021.3) Dossiê: Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/55043/38994https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/55043/39023https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/55043/25351Direitos autorais 2021 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T02:30:14Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/55043Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2021-09-08T02:30:14Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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