A QUEDA DAS CASAS DE EDGAR ALLAN POE E DE ROGER CORMAN NA LITERATURA E NO CINEMA B-SIDE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/32798 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo discutir a adaptação fílmica A queda da casa de Usher (1960), do diretor e produtor americano Roger Corman, baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe, publicado em 1835, focando principalmente em considerações sobre a ambientação gótica, a mise en scène e outros elementos estéticos do denominado estilo cormanesco. Esse estudo é proveniente da pesquisa de mestrado, concluída em 2014, na qual discorremos sobre as adaptações cinematográficas de Roger Corman, surgidas a partir de produções independentes, à parte dos padrões comerciais de Hollywood. Para embasar teoricamente o referido artigo, recorremos a textos de Carlos (2013), Aumont e Marie (2006), Hutcheon (2006), Stam (2006), Martin (2005), Brito (1995), e que apresentam concepções sobre o discurso cinematográfico e sobre o fenômeno de adaptação. |
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A QUEDA DAS CASAS DE EDGAR ALLAN POE E DE ROGER CORMAN NA LITERATURA E NO CINEMA B-SIDEPalavras-chave: Roger Corman; A Queda da Casa de Usher; Adaptação Fílmica; Ambientação.Esse artigo tem como objetivo discutir a adaptação fílmica A queda da casa de Usher (1960), do diretor e produtor americano Roger Corman, baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe, publicado em 1835, focando principalmente em considerações sobre a ambientação gótica, a mise en scène e outros elementos estéticos do denominado estilo cormanesco. Esse estudo é proveniente da pesquisa de mestrado, concluída em 2014, na qual discorremos sobre as adaptações cinematográficas de Roger Corman, surgidas a partir de produções independentes, à parte dos padrões comerciais de Hollywood. Para embasar teoricamente o referido artigo, recorremos a textos de Carlos (2013), Aumont e Marie (2006), Hutcheon (2006), Stam (2006), Martin (2005), Brito (1995), e que apresentam concepções sobre o discurso cinematográfico e sobre o fenômeno de adaptação. Universidade do Estado do Rio de JaneiroFernandes, Auricélio SoaresMagalhães, Luiz Antonio Mousinho2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/3279810.12957/abusoes.2018.32798Abusões; n. 6: (2018.1) Dossiê - Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico.Abusões; n. 6: (2018.1) Dossiê - Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico.2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/32798/25191https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/32798/14543https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/32798/14544Direitos autorais 2018 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T17:19:35Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/32798Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-04T17:19:35Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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