O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral Matos, Xênia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nery, Antonio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66353
Resumo: Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.
id UERJ-24_06d1c16ad38cdc975569272dd2ffaef5
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓSEça de Queirós“Memórias de uma forca”narradorunnatural voicesgótico.Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/6635310.12957/abusoes.2022.66353Abusões; No. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América LatinaAbusões; n. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66353/44690Copyright (c) 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral Matos, XêniaNery, Antonio Augusto2023-04-18T17:36:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2023-04-18T17:36:47Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
spellingShingle O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
Amaral Matos, Xênia
Eça de Queirós
“Memórias de uma forca”
narrador
unnatural voices
gótico.
title_short O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_full O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_fullStr O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_full_unstemmed O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_sort O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORCA” DE EÇA DE QUEIRÓS
author Amaral Matos, Xênia
author_facet Amaral Matos, Xênia
Nery, Antonio Augusto
author_role author
author2 Nery, Antonio Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral Matos, Xênia
Nery, Antonio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Eça de Queirós
“Memórias de uma forca”
narrador
unnatural voices
gótico.
topic Eça de Queirós
“Memórias de uma forca”
narrador
unnatural voices
gótico.
description Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66353
10.12957/abusoes.2022.66353
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66353
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2022.66353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/66353/44690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Abusões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Abusões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; No. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
Abusões; n. 19: (2022.3) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325291001577472