O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral Matos, Xênia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nery, Antonio Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353
Resumo: Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.
id UERJ-24_6a09418152b8e29a6e7ab25f8e5f01f3
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓSEça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico.Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.Universidade do Estado do Rio de JaneiroAmaral Matos, XêniaNery, Antonio Augusto2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6635310.12957/abusoes.2022.66353Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América LatinaAbusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353/44170https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/66353/32773Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-15T19:33:51Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-15T19:33:51Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
spellingShingle O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
Amaral Matos, Xênia
Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico.
title_short O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_full O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_fullStr O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_full_unstemmed O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
title_sort O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
author Amaral Matos, Xênia
author_facet Amaral Matos, Xênia
Nery, Antonio Augusto
author_role author
author2 Nery, Antonio Augusto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral Matos, Xênia
Nery, Antonio Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico.
topic Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico.
description Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353
10.12957/abusoes.2022.66353
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2022.66353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353/44170
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/66353/32773
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Abusões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Abusões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325292508381184