A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/38159 |
Resumo: | Desde a sua gênese, o Cinema tem servido como veículo para a manifestação das ânsias que consomem as mais diversas sociedades que dele se valem. Uma das mais peculiares formas dessas manifestações é o Cinema Fantástico – no qual, através da apresentação de criaturas monstruosas ou maravilhosas, submundos incríveis, universos paralelos e galáxias distantes, é possível ver a inserção do Outro e das visões que os respectivos realizadores dos filmes (tais quais a sociedade em que estivessem inseridos) têm a respeito destes (INAYATULLAH e BLANEY, 2004; TODOROV, 1999). Um exemplo desta questão, logo nos primórdios da sétima arte, é o clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, o qual traz os selenitas – as criaturas que habitam a Lua – trajando vestimentas tribais, lanças e expressões similares a demônios, em uma escolha de indumentária remetente aos nativos das colônias francesas na África no final do século XIX e início do século XX. Desta forma, o presente artigo busca discorrer sobre a representação do Outro ao longo da história do cinema mainstream ocidental, e traçar uma análise a respeito de como todos os personagens do filme A forma da água (2017), de Guillermo del Toro, em especial a criatura anfíbia monstruosa no centro da narrativa, refletem tais questões acerca da alteridade. |
id |
UERJ-24_140bfb04bb47c81ef813dea2b5bf5cb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/38159 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TOROAlteridade; Cinema Fantástico; A Forma da ÁguaDesde a sua gênese, o Cinema tem servido como veículo para a manifestação das ânsias que consomem as mais diversas sociedades que dele se valem. Uma das mais peculiares formas dessas manifestações é o Cinema Fantástico – no qual, através da apresentação de criaturas monstruosas ou maravilhosas, submundos incríveis, universos paralelos e galáxias distantes, é possível ver a inserção do Outro e das visões que os respectivos realizadores dos filmes (tais quais a sociedade em que estivessem inseridos) têm a respeito destes (INAYATULLAH e BLANEY, 2004; TODOROV, 1999). Um exemplo desta questão, logo nos primórdios da sétima arte, é o clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, o qual traz os selenitas – as criaturas que habitam a Lua – trajando vestimentas tribais, lanças e expressões similares a demônios, em uma escolha de indumentária remetente aos nativos das colônias francesas na África no final do século XIX e início do século XX. Desta forma, o presente artigo busca discorrer sobre a representação do Outro ao longo da história do cinema mainstream ocidental, e traçar uma análise a respeito de como todos os personagens do filme A forma da água (2017), de Guillermo del Toro, em especial a criatura anfíbia monstruosa no centro da narrativa, refletem tais questões acerca da alteridade.Universidade do Estado do Rio de JaneiroSilva, Gabriela Spinolada Silva, Alexander Meireles2019-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/3815910.12957/abusoes.2019.38159Abusões; n. 8: (2019.1) Dossiê - Seres maravilhosos na ficção de todos os temposAbusões; n. 8: (2019.1) Dossiê - Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/38159/29571https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/38159/16876Direitos autorais 2019 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T17:20:02Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/38159Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-04T17:20:02Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
title |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
spellingShingle |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO Silva, Gabriela Spinola Alteridade; Cinema Fantástico; A Forma da Água |
title_short |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
title_full |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
title_fullStr |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
title_full_unstemmed |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
title_sort |
A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NO CINEMA FANTÁSTICO: O CASO DE A FORMA DA ÁGUA (2017), DE GUILLERMO DEL TORO |
author |
Silva, Gabriela Spinola |
author_facet |
Silva, Gabriela Spinola da Silva, Alexander Meireles |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Alexander Meireles |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriela Spinola da Silva, Alexander Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alteridade; Cinema Fantástico; A Forma da Água |
topic |
Alteridade; Cinema Fantástico; A Forma da Água |
description |
Desde a sua gênese, o Cinema tem servido como veículo para a manifestação das ânsias que consomem as mais diversas sociedades que dele se valem. Uma das mais peculiares formas dessas manifestações é o Cinema Fantástico – no qual, através da apresentação de criaturas monstruosas ou maravilhosas, submundos incríveis, universos paralelos e galáxias distantes, é possível ver a inserção do Outro e das visões que os respectivos realizadores dos filmes (tais quais a sociedade em que estivessem inseridos) têm a respeito destes (INAYATULLAH e BLANEY, 2004; TODOROV, 1999). Um exemplo desta questão, logo nos primórdios da sétima arte, é o clássico Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, o qual traz os selenitas – as criaturas que habitam a Lua – trajando vestimentas tribais, lanças e expressões similares a demônios, em uma escolha de indumentária remetente aos nativos das colônias francesas na África no final do século XIX e início do século XX. Desta forma, o presente artigo busca discorrer sobre a representação do Outro ao longo da história do cinema mainstream ocidental, e traçar uma análise a respeito de como todos os personagens do filme A forma da água (2017), de Guillermo del Toro, em especial a criatura anfíbia monstruosa no centro da narrativa, refletem tais questões acerca da alteridade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/38159 10.12957/abusoes.2019.38159 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/38159 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2019.38159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/38159/29571 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/38159/16876 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 8: (2019.1) Dossiê - Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos Abusões; n. 8: (2019.1) Dossiê - Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292279791616 |