A CONSTRUÇÃO DE MONSTROS EM JOGOS VORAZES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Cássia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47812
Resumo: Um dos elementos do Gótico que frequentemente pode ser encontrado nas distopias é a monstruosidade.  O Gótico, desde suas origens, trata de ansiedades culturais e aparece como uma reação às transformações sociais decorrentes da modernidade (BOTTING, 2005) – nesse sistema, o monstro funciona como uma representação dessas preocupações ao ameaçar a ordem. Historicamente, o monstro faz um alerta, desempenhando um papel moral e promovendo comportamentos virtuosos ao mostrar os riscos do vício e da insensatez (PUNTER; BYRON, 2004). Tendo isso em mente, o objetivo deste artigo é analisar como a monstruosidade se faz presente na trilogia Jogos Vorazes (2008-2010), de Suzanne Collins, abordando como esses monstros são construídos e qual o seu papel nas narrativas, a fim de estabelecer o que eles revelam sobre a sociedade representada nos romances.
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