O NEW WEIRD: HIBRIDISMO FORMAL E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM ESTAÇÃO PERDIDO, DE CHINA MIÉVILLE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46359 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é contextualizar e discutir o New Weird, um subgênero da literatura fantástica surgido no fim do século XX, durante o momento em que a Grã-Bretanha passava pelo Science Fiction Boom, no qual a ficção científica, a fantasia e o horror sofreram uma retomada após um período de estagnação. A partir de um levantamento das principais definições a respeito do New Weird, tendo como base as discussões dos próprios escritores desse tipo de ficção, pretendo comentar a respeito de suas influências, principalmente em relação ao Weird tradicional, e abordar em detalhe algumas de suas características principais. Defendo que os mundos ficcionais do New Weird, ainda que alternativos ao real, são construídos com detalhes que enfatizam relações sociais, políticas e econômicas que remetem à nossa realidade, o que possibilita a reflexão acerca do nosso próprio contexto histórico. Ao mesmo tempo, essas obras promovem uma diluição das fronteiras entre os gêneros da literatura fantástica, na medida em que características formais, convenções e temas tradicionais de ficção científica, fantasia e horror aparecem articuladas conjuntamente, de maneira a serem reiteradas, mas também renovadas. |
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O NEW WEIRD: HIBRIDISMO FORMAL E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM ESTAÇÃO PERDIDO, DE CHINA MIÉVILLELiteratura; New Weird; Ficção científica; Fantasia; Horror; Science Fiction BoomO objetivo deste artigo é contextualizar e discutir o New Weird, um subgênero da literatura fantástica surgido no fim do século XX, durante o momento em que a Grã-Bretanha passava pelo Science Fiction Boom, no qual a ficção científica, a fantasia e o horror sofreram uma retomada após um período de estagnação. A partir de um levantamento das principais definições a respeito do New Weird, tendo como base as discussões dos próprios escritores desse tipo de ficção, pretendo comentar a respeito de suas influências, principalmente em relação ao Weird tradicional, e abordar em detalhe algumas de suas características principais. Defendo que os mundos ficcionais do New Weird, ainda que alternativos ao real, são construídos com detalhes que enfatizam relações sociais, políticas e econômicas que remetem à nossa realidade, o que possibilita a reflexão acerca do nosso próprio contexto histórico. Ao mesmo tempo, essas obras promovem uma diluição das fronteiras entre os gêneros da literatura fantástica, na medida em que características formais, convenções e temas tradicionais de ficção científica, fantasia e horror aparecem articuladas conjuntamente, de maneira a serem reiteradas, mas também renovadas.Universidade do Estado do Rio de JaneiroAmaral, George Augusto do2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/4635910.12957/abusoes.2020.46359Abusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o góticoAbusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o gótico2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46359/34155https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/46359/34157https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/46359/20526Direitos autorais 2020 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T23:29:45Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/46359Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2020-07-10T23:29:45Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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