O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Victoria Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sasse, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a forma como a figura do duplo é representada no cenário da ficção científica, focando na busca pelo controle que essa figura possibilita ao Homem e como ela revela a monstruosidade do humano. Para tal análise, o episódio “USS Callister” (2017), da série de televisão britânica Black Mirror, será utilizado. Por ser um produto de ficção científica, a criação de um duplo é possível através da reprodução do Eu, através de procedimentos tecnológicos. É interesse deste artigo analisar as consequências desta reprodução: a objetificação do Outro, para benefício próprio, e também a busca excessiva pelo controle e poder. No que diz respeito à literatura, Julian Wolfreys (2002), utilizando o conceito de unheimlich de Freud (2010), analisa a ameaça que o duplo é capaz de despertar no Eu original. Ele observa que, ao mesmo tempo em que o elemento inquietante vem de um lugar familiar, ele fora reprimido; o que assombra o indivíduo é a volta do que foi renegado. Já, em “USS Callister”, por sua vez, o duplo não é a única figura que assombra; o Homem assume essa posição quando decide criar cópias humanas, com o propósito de explorá-las para satisfação pessoal. Nessa inversão de papéis, em que a figura monstruosa consiste no ser humano e a vítima é representada pelo duplo, portanto, este artigo não só se propõe a investigar como a representação do duplo é possível dentro da ficção científica, mas também como ela é capaz de revelar um lado sombrio e cruel no Homem, uma vez que ele se mostra disposto a objetificar uma parte do Outro para se beneficiar, de alguma maneira.
id UERJ-24_52566f34be5d305eb370cf26676a6609
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/47826
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"Duplo; Controle; Poder; Monstruosa; ReproduçãoEste artigo tem como objetivo investigar a forma como a figura do duplo é representada no cenário da ficção científica, focando na busca pelo controle que essa figura possibilita ao Homem e como ela revela a monstruosidade do humano. Para tal análise, o episódio “USS Callister” (2017), da série de televisão britânica Black Mirror, será utilizado. Por ser um produto de ficção científica, a criação de um duplo é possível através da reprodução do Eu, através de procedimentos tecnológicos. É interesse deste artigo analisar as consequências desta reprodução: a objetificação do Outro, para benefício próprio, e também a busca excessiva pelo controle e poder. No que diz respeito à literatura, Julian Wolfreys (2002), utilizando o conceito de unheimlich de Freud (2010), analisa a ameaça que o duplo é capaz de despertar no Eu original. Ele observa que, ao mesmo tempo em que o elemento inquietante vem de um lugar familiar, ele fora reprimido; o que assombra o indivíduo é a volta do que foi renegado. Já, em “USS Callister”, por sua vez, o duplo não é a única figura que assombra; o Homem assume essa posição quando decide criar cópias humanas, com o propósito de explorá-las para satisfação pessoal. Nessa inversão de papéis, em que a figura monstruosa consiste no ser humano e a vítima é representada pelo duplo, portanto, este artigo não só se propõe a investigar como a representação do duplo é possível dentro da ficção científica, mas também como ela é capaz de revelar um lado sombrio e cruel no Homem, uma vez que ele se mostra disposto a objetificar uma parte do Outro para se beneficiar, de alguma maneira.Universidade do Estado do Rio de JaneiroMoura, Victoria BarrosSasse, Pedro2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/4782610.12957/abusoes.2020.47826Abusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o góticoAbusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o gótico2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826/34149https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826/34150Direitos autorais 2020 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-10T23:29:44Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/47826Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2020-07-10T23:29:44Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
title O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
spellingShingle O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
Moura, Victoria Barros
Duplo; Controle; Poder; Monstruosa; Reprodução
title_short O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
title_full O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
title_fullStr O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
title_full_unstemmed O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
title_sort O GÓTICO E A FIGURA DO DUPLO EM "USS CALLISTER"
author Moura, Victoria Barros
author_facet Moura, Victoria Barros
Sasse, Pedro
author_role author
author2 Sasse, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Victoria Barros
Sasse, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Duplo; Controle; Poder; Monstruosa; Reprodução
topic Duplo; Controle; Poder; Monstruosa; Reprodução
description Este artigo tem como objetivo investigar a forma como a figura do duplo é representada no cenário da ficção científica, focando na busca pelo controle que essa figura possibilita ao Homem e como ela revela a monstruosidade do humano. Para tal análise, o episódio “USS Callister” (2017), da série de televisão britânica Black Mirror, será utilizado. Por ser um produto de ficção científica, a criação de um duplo é possível através da reprodução do Eu, através de procedimentos tecnológicos. É interesse deste artigo analisar as consequências desta reprodução: a objetificação do Outro, para benefício próprio, e também a busca excessiva pelo controle e poder. No que diz respeito à literatura, Julian Wolfreys (2002), utilizando o conceito de unheimlich de Freud (2010), analisa a ameaça que o duplo é capaz de despertar no Eu original. Ele observa que, ao mesmo tempo em que o elemento inquietante vem de um lugar familiar, ele fora reprimido; o que assombra o indivíduo é a volta do que foi renegado. Já, em “USS Callister”, por sua vez, o duplo não é a única figura que assombra; o Homem assume essa posição quando decide criar cópias humanas, com o propósito de explorá-las para satisfação pessoal. Nessa inversão de papéis, em que a figura monstruosa consiste no ser humano e a vítima é representada pelo duplo, portanto, este artigo não só se propõe a investigar como a representação do duplo é possível dentro da ficção científica, mas também como ela é capaz de revelar um lado sombrio e cruel no Homem, uma vez que ele se mostra disposto a objetificar uma parte do Outro para se beneficiar, de alguma maneira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826
10.12957/abusoes.2020.47826
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2020.47826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826/34149
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/47826/34150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Abusões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Abusões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o gótico
Abusões; n. 12: (2020.2) Dossiê: A distopia e o gótico
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325291833098240