O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Claudio Vescia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/20427
Resumo: RECEBIDO EM 07 AGO 2015APROVADO EM 11 DEZ 2015O objetivo deste artigo é analisar a série de filmes Jogos Mortais (2004-2010), buscando elementos presentes na agenda estética do gótico ficcional. Tal hipótese é possível com base na identificação de aspectos recorrentes na ficção gótica clássica nos filmes em questão, tais como o ambiente inóspito, a figura do pai tirano, a ideia de renascimento e a perversão. A análise também aponta a importância da desumanização sádica como elemento importante na trama dos filmes, tanto no que diz respeito à forma como a história é contada quanto no que toca a configuração de outro elemento formador do gótico, qual seja, a deformidade monstruosa.//This article aims to analyze the movie franchise Saw (2004-2010), searching for elements from the fictional gothic aesthetic agenda. Such hypothesis is possible based on the identification of recurrent fictional gothic aspects in the movies, such as the unhospitable environment, the figure of the tyrannical father, the idea of rebirth and perversion. The analysis also points out the importance of sadistic dehumanization as an important element in the plots of the movies, both pertaining to the way the story is told and related to another forming element of the gothic, namely, monstrous deformity.DOI: 10.12957/abusoes.2015.20427
id UERJ-24_5519934615ad6f66a142459c1a9843a3
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/20427
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAISGótico; Sadismo; Desumanização; Cinema de horror; Jogos Mortais; Gothic; Sadism; Dehumanization; Horror cinema; SawRECEBIDO EM 07 AGO 2015APROVADO EM 11 DEZ 2015O objetivo deste artigo é analisar a série de filmes Jogos Mortais (2004-2010), buscando elementos presentes na agenda estética do gótico ficcional. Tal hipótese é possível com base na identificação de aspectos recorrentes na ficção gótica clássica nos filmes em questão, tais como o ambiente inóspito, a figura do pai tirano, a ideia de renascimento e a perversão. A análise também aponta a importância da desumanização sádica como elemento importante na trama dos filmes, tanto no que diz respeito à forma como a história é contada quanto no que toca a configuração de outro elemento formador do gótico, qual seja, a deformidade monstruosa.//This article aims to analyze the movie franchise Saw (2004-2010), searching for elements from the fictional gothic aesthetic agenda. Such hypothesis is possible based on the identification of recurrent fictional gothic aspects in the movies, such as the unhospitable environment, the figure of the tyrannical father, the idea of rebirth and perversion. The analysis also points out the importance of sadistic dehumanization as an important element in the plots of the movies, both pertaining to the way the story is told and related to another forming element of the gothic, namely, monstrous deformity.DOI: 10.12957/abusoes.2015.20427Universidade do Estado do Rio de JaneiroZanini, Claudio Vescia2016-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/2042710.12957/abusoes.2015.20427Abusões; n. 1: (2015.2) Dossiê - As artes da abusãoAbusões; n. 1: (2015.2) Dossiê - As artes da abusão2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/20427/15233info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-09T15:21:13Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/20427Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2019-09-09T15:21:13Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
title O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
spellingShingle O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
Zanini, Claudio Vescia
Gótico; Sadismo; Desumanização; Cinema de horror; Jogos Mortais; Gothic; Sadism; Dehumanization; Horror cinema; Saw
title_short O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
title_full O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
title_fullStr O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
title_full_unstemmed O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
title_sort O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS
author Zanini, Claudio Vescia
author_facet Zanini, Claudio Vescia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanini, Claudio Vescia
dc.subject.por.fl_str_mv Gótico; Sadismo; Desumanização; Cinema de horror; Jogos Mortais; Gothic; Sadism; Dehumanization; Horror cinema; Saw
topic Gótico; Sadismo; Desumanização; Cinema de horror; Jogos Mortais; Gothic; Sadism; Dehumanization; Horror cinema; Saw
description RECEBIDO EM 07 AGO 2015APROVADO EM 11 DEZ 2015O objetivo deste artigo é analisar a série de filmes Jogos Mortais (2004-2010), buscando elementos presentes na agenda estética do gótico ficcional. Tal hipótese é possível com base na identificação de aspectos recorrentes na ficção gótica clássica nos filmes em questão, tais como o ambiente inóspito, a figura do pai tirano, a ideia de renascimento e a perversão. A análise também aponta a importância da desumanização sádica como elemento importante na trama dos filmes, tanto no que diz respeito à forma como a história é contada quanto no que toca a configuração de outro elemento formador do gótico, qual seja, a deformidade monstruosa.//This article aims to analyze the movie franchise Saw (2004-2010), searching for elements from the fictional gothic aesthetic agenda. Such hypothesis is possible based on the identification of recurrent fictional gothic aspects in the movies, such as the unhospitable environment, the figure of the tyrannical father, the idea of rebirth and perversion. The analysis also points out the importance of sadistic dehumanization as an important element in the plots of the movies, both pertaining to the way the story is told and related to another forming element of the gothic, namely, monstrous deformity.DOI: 10.12957/abusoes.2015.20427
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/20427
10.12957/abusoes.2015.20427
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/20427
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2015.20427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/20427/15233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; n. 1: (2015.2) Dossiê - As artes da abusão
Abusões; n. 1: (2015.2) Dossiê - As artes da abusão
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325291482873856