HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Jean Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Abusões
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718
Resumo: Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período.
id UERJ-24_c00f6c5fdd6c67c64c429b91855cbe17
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/61718
network_acronym_str UERJ-24
network_name_str Abusões
repository_id_str
spelling HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊSrecepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX.Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCNPqCarniel, Jean Carlos2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6171810.12957/abusoes.2022.61718Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718/43556https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/61718/29818Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-03T01:04:17Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/61718Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-03T01:04:17Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
title HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
spellingShingle HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
Carniel, Jean Carlos
recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX.
title_short HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
title_full HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
title_fullStr HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
title_full_unstemmed HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
title_sort HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
author Carniel, Jean Carlos
author_facet Carniel, Jean Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Jean Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX.
topic recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX.
description Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718
10.12957/abusoes.2022.61718
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718
identifier_str_mv 10.12957/abusoes.2022.61718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718/43556
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/61718/29818
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Abusões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Abusões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)
2525-4022
reponame:Abusões
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Abusões
collection Abusões
repository.name.fl_str_mv Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com
_version_ 1798325292488458240