HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718 |
Resumo: | Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período. |
id |
UERJ-24_c00f6c5fdd6c67c64c429b91855cbe17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/61718 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊSrecepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX.Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCNPqCarniel, Jean Carlos2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6171810.12957/abusoes.2022.61718Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718/43556https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/61718/29818Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-03T01:04:17Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/61718Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-03T01:04:17Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
title |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
spellingShingle |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS Carniel, Jean Carlos recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX. |
title_short |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
title_full |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
title_fullStr |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
title_sort |
HOFFMANN E O CONTO FANTÁSTICO PORTUGUÊS |
author |
Carniel, Jean Carlos |
author_facet |
Carniel, Jean Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carniel, Jean Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX. |
topic |
recepção; Hoffmann; conto fantástico; Portugal; século XIX. |
description |
Apesar de ser autor de uma obra vasta, E. T. A. Hoffmann é mais conhecido como um dos grandes precursores do conto fantástico. É objetivo deste trabalho verificar como ele é recepcionado em Portugal na segunda metade do século XIX e qual é a sua contribuição para o desenvolvimento do conto fantástico naquele país. Primeiramente, comentaremos a recepção crítica francesa de Hoffmann, destacando principalmente a imagem cristalizada de autor “maldito”, que é replicada pelos portugueses. Em seguida, sem esgotar as fontes, cotejaremos alguns textos críticos e literários, de autores diversos, como Fernando Maria Bordalo, Teófilo Braga, Gomes Leal, Pinheiro Chagas, Álvaro do Carvalhal e Eça de Queirós, para compreender como eles dialogam com Hoffmann. A hipótese que permeia a pesquisa é que a prosperidade do conto fantástico da década de 1860 em Portugal pode ter sido motivada pelo contato com a produção de autores consagrados da tradição fantástica, como Hoffmann, pois, apesar de já ter sido cultivado anteriormente naquele país, é somente nesse período que a crítica tende a reconhecer o seu “nascimento”. Todavia, tal como um prisma, no qual cada face revela um segmento, a afinidade com a obra do alemão é uma das vertentes da variada produção fantástica desse período. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718 10.12957/abusoes.2022.61718 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2022.61718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/61718/43556 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/61718/29818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292488458240 |