CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300 |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo investigar a relação entre o insólito e o real na tessitura da personagem “Amada”, do livro homônimo de Toni Morrison. Para tanto, toma-se por base as concepções de repetição na teoria literária (leitmotiv) e na psicanálise, em especial no que Lacan chama de tiquê, como o encontro do real. A personagem em questão ora se apresenta como fantasma, ora como memória traumática, ora como um corpo de carne e osso. Nossa hipótese analítica é de que, por meio dos inúmeros leitmotive, Amada representa a corporificação do real, em especial do real traumático, na narrativa de Morrison. |
id |
UERJ-24_c074a88b9662402de0000f5dbd893cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79300 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISONO presente ensaio tem como objetivo investigar a relação entre o insólito e o real na tessitura da personagem “Amada”, do livro homônimo de Toni Morrison. Para tanto, toma-se por base as concepções de repetição na teoria literária (leitmotiv) e na psicanálise, em especial no que Lacan chama de tiquê, como o encontro do real. A personagem em questão ora se apresenta como fantasma, ora como memória traumática, ora como um corpo de carne e osso. Nossa hipótese analítica é de que, por meio dos inúmeros leitmotive, Amada representa a corporificação do real, em especial do real traumático, na narrativa de Morrison.This essay aims to investigate the relation between the uncanny and the real in the narrative fabric of the character Beloved, from the homonymous book by Toni Morrison. To do so, I will take into consideration the concepts of repetition in literary theory (leitmotiv) and psychoanalysis, especially what Lacan calls tiquê, as the encounter of the real. The character sometimes appears as a ghost, sometimes as a traumatic memory, sometimes as a body of flesh and blood. Our analytical hypothesis is that, through the countless leitmotifs, Beloved represents the embodiment of the real, especially the traumatic real, in Morrison's narrative.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/7930010.12957/abusoes.2024.79300Abusões; No. 23: (2024.1) Dossiê: Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantásticaAbusões; n. 23: (2024.1) Dossiê: Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantástica2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300/49836Copyright (c) 2024 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarossi, Luana2024-04-29T18:01:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79300Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2024-04-29T18:01:12Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
title |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
spellingShingle |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON Barossi, Luana |
title_short |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
title_full |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
title_fullStr |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
title_full_unstemmed |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
title_sort |
CASA, FANTASMA, LÁPIDE, CORTE, CORPO RETORNADO, SANGUE, COLCHA: O INSÓLITO E O REAL NA TESSITURA DA PERSONAGEM “AMADA”, DE TONI MORRISON |
author |
Barossi, Luana |
author_facet |
Barossi, Luana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barossi, Luana |
description |
O presente ensaio tem como objetivo investigar a relação entre o insólito e o real na tessitura da personagem “Amada”, do livro homônimo de Toni Morrison. Para tanto, toma-se por base as concepções de repetição na teoria literária (leitmotiv) e na psicanálise, em especial no que Lacan chama de tiquê, como o encontro do real. A personagem em questão ora se apresenta como fantasma, ora como memória traumática, ora como um corpo de carne e osso. Nossa hipótese analítica é de que, por meio dos inúmeros leitmotive, Amada representa a corporificação do real, em especial do real traumático, na narrativa de Morrison. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300 10.12957/abusoes.2024.79300 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2024.79300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/79300/49836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; No. 23: (2024.1) Dossiê: Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantástica Abusões; n. 23: (2024.1) Dossiê: Abismo e vertigem: dinâmica da personagem na ficção fantástica 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325291390599168 |