OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/63908 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho pretende analisar o deslocamento de sentidos corpóreos explorados por Hoffmann para a apreensão do fantástico. Partindo do pressuposto de que, na obra do autor alemão, prevalecem os temas do olhar conforme foi estabelecido por Todorov em seu estudo fundamental sobre literatura fantástica — o que corresponderia ao fantástico visionário proposto por Italo Calvino, ou à via regia de acesso à questão, conforme Oscar Cesarotto —, este artigo busca verificar o lugar ocupado pela audição, e consequentemente pela música, na confecção do fantástico hoffmanniano e na composição cênica de algumas histórias do autor . Para tal investigação, será realizada a análise do conto “O ‘Sanctus’”, publicado originalmente em 1817, à luz de estudos dos teóricos acima elencados, bem como de reflexões de Karin Volobuef, Fernando R. Moraes Barros e Maria Aparecida Barbosa. Conforme se pretenderá demonstrar, nesta narrativa, o confronto entre o “mundo que é exatamente o nosso” (conforme Todorov) e o inexplicável dá-se por meio da audição e, em menor medida, da expressão do canto lírico. |
id |
UERJ-24_cfb28c551a724470a6be840659cb1ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/63908 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’”Fantástico; Hoffmann; Audição; Música; TodorovRESUMO: O presente trabalho pretende analisar o deslocamento de sentidos corpóreos explorados por Hoffmann para a apreensão do fantástico. Partindo do pressuposto de que, na obra do autor alemão, prevalecem os temas do olhar conforme foi estabelecido por Todorov em seu estudo fundamental sobre literatura fantástica — o que corresponderia ao fantástico visionário proposto por Italo Calvino, ou à via regia de acesso à questão, conforme Oscar Cesarotto —, este artigo busca verificar o lugar ocupado pela audição, e consequentemente pela música, na confecção do fantástico hoffmanniano e na composição cênica de algumas histórias do autor . Para tal investigação, será realizada a análise do conto “O ‘Sanctus’”, publicado originalmente em 1817, à luz de estudos dos teóricos acima elencados, bem como de reflexões de Karin Volobuef, Fernando R. Moraes Barros e Maria Aparecida Barbosa. Conforme se pretenderá demonstrar, nesta narrativa, o confronto entre o “mundo que é exatamente o nosso” (conforme Todorov) e o inexplicável dá-se por meio da audição e, em menor medida, da expressão do canto lírico.Universidade do Estado do Rio de JaneiroNestarez, Oscar2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6390810.12957/abusoes.2022.63908Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/63908/43550Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-03T01:04:17Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/63908Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-03T01:04:17Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
title |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
spellingShingle |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” Nestarez, Oscar Fantástico; Hoffmann; Audição; Música; Todorov |
title_short |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
title_full |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
title_fullStr |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
title_full_unstemmed |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
title_sort |
OUVIR PARA CRER: DESLOCAMENTOS DE SENTIDOS NA APREENSÃO DO FANTÁSTICO EM “O ‘SANCTUS’” |
author |
Nestarez, Oscar |
author_facet |
Nestarez, Oscar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nestarez, Oscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fantástico; Hoffmann; Audição; Música; Todorov |
topic |
Fantástico; Hoffmann; Audição; Música; Todorov |
description |
RESUMO: O presente trabalho pretende analisar o deslocamento de sentidos corpóreos explorados por Hoffmann para a apreensão do fantástico. Partindo do pressuposto de que, na obra do autor alemão, prevalecem os temas do olhar conforme foi estabelecido por Todorov em seu estudo fundamental sobre literatura fantástica — o que corresponderia ao fantástico visionário proposto por Italo Calvino, ou à via regia de acesso à questão, conforme Oscar Cesarotto —, este artigo busca verificar o lugar ocupado pela audição, e consequentemente pela música, na confecção do fantástico hoffmanniano e na composição cênica de algumas histórias do autor . Para tal investigação, será realizada a análise do conto “O ‘Sanctus’”, publicado originalmente em 1817, à luz de estudos dos teóricos acima elencados, bem como de reflexões de Karin Volobuef, Fernando R. Moraes Barros e Maria Aparecida Barbosa. Conforme se pretenderá demonstrar, nesta narrativa, o confronto entre o “mundo que é exatamente o nosso” (conforme Todorov) e o inexplicável dá-se por meio da audição e, em menor medida, da expressão do canto lírico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/63908 10.12957/abusoes.2022.63908 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/63908 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2022.63908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/63908/43550 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292480069632 |