ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65519 |
Resumo: | Conforme vem sendo demonstrado por diversos estudiosos, o Gótico mostra-se bastante presente na literatura brasileira, desde o século XIX. No século XX, Lúcio Cardoso foi um dos autores que dialogou fortemente com a poética, ao lado de autores como Cornélio Pena e Érico Veríssimo. Pelo menos três elementos característicos da narrativa gótica são recorrentemente observados na obra cardosiana: i) o retorno do passado, que assombra o presente das personagens; ii) as personagens monstruosas; e iii) os loci horribiles, onde vivem e transitam os protagonistas de Lúcio Cardoso. Além desses, outro aspecto acessório também surge com frequência nas narrativas do escritor: uma linguagem que explora um campo semântico negativo e frequentemente ligado à morte, à morbidade e à degeneração física e mental. Este artigo pretende ser um estudo de caso das novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002), pertencentes à trilogia “O mundo sem Deus”. O objetivo é demonstrar como os elementos da poética gótica estão presentes nas obras cardosianas acima citadas de forma a consubstanciar uma visão negativa do mundo moderno. |
id |
UERJ-24_e984ee4bee82545ae616c0dde7ee7056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65519 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSOLúcio Cardoso; Literatura Brasileira; Gótico; Século XX; Gótico Novecentista.Conforme vem sendo demonstrado por diversos estudiosos, o Gótico mostra-se bastante presente na literatura brasileira, desde o século XIX. No século XX, Lúcio Cardoso foi um dos autores que dialogou fortemente com a poética, ao lado de autores como Cornélio Pena e Érico Veríssimo. Pelo menos três elementos característicos da narrativa gótica são recorrentemente observados na obra cardosiana: i) o retorno do passado, que assombra o presente das personagens; ii) as personagens monstruosas; e iii) os loci horribiles, onde vivem e transitam os protagonistas de Lúcio Cardoso. Além desses, outro aspecto acessório também surge com frequência nas narrativas do escritor: uma linguagem que explora um campo semântico negativo e frequentemente ligado à morte, à morbidade e à degeneração física e mental. Este artigo pretende ser um estudo de caso das novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002), pertencentes à trilogia “O mundo sem Deus”. O objetivo é demonstrar como os elementos da poética gótica estão presentes nas obras cardosianas acima citadas de forma a consubstanciar uma visão negativa do mundo moderno.Universidade do Estado do Rio de JaneiroSena, Marina2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6551910.12957/abusoes.2022.65519Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América LatinaAbusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65519/44168https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65519/32364Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-15T19:33:51Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65519Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-15T19:33:51Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
title |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
spellingShingle |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO Sena, Marina Lúcio Cardoso; Literatura Brasileira; Gótico; Século XX; Gótico Novecentista. |
title_short |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
title_full |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
title_fullStr |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
title_sort |
ELEMENTOS GÓTICOS NA TRILOGIA “O MUNDO SEM DEUS”, DE LÚCIO CARDOSO |
author |
Sena, Marina |
author_facet |
Sena, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúcio Cardoso; Literatura Brasileira; Gótico; Século XX; Gótico Novecentista. |
topic |
Lúcio Cardoso; Literatura Brasileira; Gótico; Século XX; Gótico Novecentista. |
description |
Conforme vem sendo demonstrado por diversos estudiosos, o Gótico mostra-se bastante presente na literatura brasileira, desde o século XIX. No século XX, Lúcio Cardoso foi um dos autores que dialogou fortemente com a poética, ao lado de autores como Cornélio Pena e Érico Veríssimo. Pelo menos três elementos característicos da narrativa gótica são recorrentemente observados na obra cardosiana: i) o retorno do passado, que assombra o presente das personagens; ii) as personagens monstruosas; e iii) os loci horribiles, onde vivem e transitam os protagonistas de Lúcio Cardoso. Além desses, outro aspecto acessório também surge com frequência nas narrativas do escritor: uma linguagem que explora um campo semântico negativo e frequentemente ligado à morte, à morbidade e à degeneração física e mental. Este artigo pretende ser um estudo de caso das novelas Inácio (1944), O enfeitiçado (1954) e Baltazar (2002), pertencentes à trilogia “O mundo sem Deus”. O objetivo é demonstrar como os elementos da poética gótica estão presentes nas obras cardosianas acima citadas de forma a consubstanciar uma visão negativa do mundo moderno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65519 10.12957/abusoes.2022.65519 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65519 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2022.65519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65519/44168 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65519/32364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292505235456 |