Pêndulo da Política Externa Comunicacional do Governo Lula: A Expansão da TV Brasil Vis-À-Vis a Adesão a TeleSUR l Pendulum Of Lula Government's Communicational Foreign Policy: The Expansion Of TV Brasil Vis-À-Vis The Adhesion To TeleSUR l Pendulum Of Lula Government's Communicational Foreign Policy: The Expansion Of TV Brasil Vis-À-Vis The Adhesion To TeleSUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida de Brito, Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Neiba
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/50554
Resumo: O presente trabalho tem como objetos de estudo a informação, o domínio do Estado sobre ela e a forma pela qual a informação se insere na política externa por meio das agências de notícias. Dessa forma, serão tratados aqui dois projetos de política de comunicação distintos sob a perspectiva da política externa: a Televisión del Sur (TeleSUR), que teve início de suas operações em 2005; e o projeto de expansão da TV Brasil criado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começando a operar em 2007. A hipótese é de que as escolhas tomadas quanto à contribuição a essas agências de notícias refletem um contexto maior de posicionamento da política externa brasileira, oscilando ora entre liderança e ora pela integração. A pesquisa foi conduzida através da busca de textos analíticos a respeito das duas instituições de notícias, além de informações coletadas nos meios eletrônicos institucionais, legislações e discursos.Palavras-chave: Política Externa Comunicacional; TeleSUR; TV Brasil.ABSTRACTThe present work has as its study objects the information, the State´s domain over it, as well as the way in which the information is inserted in the foreign policy through the news agencies. Thus, two distinct communication foreign policy projects will be addressed here: Televisión del Sur (TeleSUR), which started operations in 2005; and the TV Brasil´s expansion project created under President Luiz Inácio Lula da Silva, starting to operate in 2007. The hypothesis is that the choices made regarding the contribution to these news agencies reflect a greater context for the positioning of Brazilian foreign policy, oscillating between leadership and integration. The research was conducted through analytical texts about the two news institutions, in addition to information collected in institutional electronic media, legislation, and speeches.Keywords: Informational Foreign Policy; TeleSUR; TV Brasil.
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