Ensinar Química através dos Poemas de Primo Levi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/78177 |
Resumo: | Primo Levi, italiano, judeu e químico, sofreu os horrores do holocausto durante a segunda guerra mundial, ficando cerca de onze meses nos campos de concentração de Auschwitz. Essa experiência o motivou a se tornar escritor, produzindo poemas, contos, romances e ensaios. Suas primeiras obras foram: É isto um homem?, A trégua e Os afogados e os sobreviventes. Ele também escreveu A tabela periódica, livro que marca sua identidade como químico e tem um caráter autobiográfico. Neste artigo, três poemas do autor, presentes na coletânea Mil sóis, são analisados, buscando identificar conteúdos de química. Essa investigação é feita através da análise do discurso, considerando a perspectiva do dialogismo de Bakhtin. Os textos A obra, Um vale e o degelo, selecionados para essa análise, revelam a sensibilidade do autor e ao mesmo tempo o seu senso crítico. Os conceitos de química encontrados nesses poemas são: metais, ligação de hidrogênio e tensão superficial, em A obra; características da resina e conceito de temperatura, em Um vale; e separação de misturas, oxirredução e mudança de fase, em O degelo. Esses temas permitem pensar no uso desses poemas em sala de aula para o Ensino de Química, possibilitando uma abordagem social, interdisciplinar e contextualizada. |
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Ensinar Química através dos Poemas de Primo LeviPrimo LeviEnsino de QuímicaPoemas.Primo Levi, italiano, judeu e químico, sofreu os horrores do holocausto durante a segunda guerra mundial, ficando cerca de onze meses nos campos de concentração de Auschwitz. Essa experiência o motivou a se tornar escritor, produzindo poemas, contos, romances e ensaios. Suas primeiras obras foram: É isto um homem?, A trégua e Os afogados e os sobreviventes. Ele também escreveu A tabela periódica, livro que marca sua identidade como químico e tem um caráter autobiográfico. Neste artigo, três poemas do autor, presentes na coletânea Mil sóis, são analisados, buscando identificar conteúdos de química. Essa investigação é feita através da análise do discurso, considerando a perspectiva do dialogismo de Bakhtin. Os textos A obra, Um vale e o degelo, selecionados para essa análise, revelam a sensibilidade do autor e ao mesmo tempo o seu senso crítico. Os conceitos de química encontrados nesses poemas são: metais, ligação de hidrogênio e tensão superficial, em A obra; características da resina e conceito de temperatura, em Um vale; e separação de misturas, oxirredução e mudança de fase, em O degelo. Esses temas permitem pensar no uso desses poemas em sala de aula para o Ensino de Química, possibilitando uma abordagem social, interdisciplinar e contextualizada.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/7817710.12957/impacto.2023.78177Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 2 (2023): Janeiro / Dezembro; e781772764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/78177/47832Copyright (c) 2023 Natália Matos Sanglar Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Natália Matos Sanglar2023-12-17T13:25:20Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78177Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2023-12-17T13:25:20Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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