Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65300 |
Resumo: | A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. |
id |
UERJ-26_161dd3f6dd594b96ff59193579d97de3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65300 |
network_acronym_str |
UERJ-26 |
network_name_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solarCTS; Alfabetização Científica; Sequência de Ensino por Investigação; energia solar.A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. Universidade do Estado do Rio de JaneiroCorreia, Felipe MoreiraVianna, Deise Miranda2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6530010.12957/impacto.2022.65300Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e653002764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65300/41391Direitos autorais 2022 Felipe Moreira Correia, Deise Miranda Viannahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:55:58Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65300Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:55:58Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
title |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
spellingShingle |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar Correia, Felipe Moreira CTS; Alfabetização Científica; Sequência de Ensino por Investigação; energia solar. |
title_short |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
title_full |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
title_fullStr |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
title_full_unstemmed |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
title_sort |
Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar |
author |
Correia, Felipe Moreira |
author_facet |
Correia, Felipe Moreira Vianna, Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, Deise Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Felipe Moreira Vianna, Deise Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS; Alfabetização Científica; Sequência de Ensino por Investigação; energia solar. |
topic |
CTS; Alfabetização Científica; Sequência de Ensino por Investigação; energia solar. |
description |
A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. A sociedade está em uma fase de destaque do meio ambiente alavancada pelos impactos causados pela ação do homem, tornando essencial a mudança de hábitos, leis e ideias sobre o mundo. Para alinhar a sala de aula com essas novas demandas é preciso levar a discussão para dentro dela, adaptando a disciplina ministrada com o contexto atual. Trazemos uma atividade que se baseia no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) que relaciona esses três elementos dentro do tema, de tal forma que promova a Alfabetização Científica dos alunos, ou seja, promova a capacidade de argumentar, refletir, questionar e consequentemente se posicionando com um olhar crítico para o problema apresentado. A atividade é uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI), que se inicia com uma problematização da matriz energética brasileira e segue investigando as aplicações das radiações emitidas pelo Sol, com objetivo de destacar o processo de conversão da Energia Solar em Energia Elétrica. Este projeto foi levado para a sala de aula em turma da terceira série da rede particular, com duração de cinco dias. Fundamentada na alteração da postura do aluno e do professor, colocar o estudante para participar ativamente, tomando para si o protagonismo da atividade e o professor atuando como guia, auxiliando o debate entre os estudantes. Trazemos dois episódios transcritos da participação dos alunos que explicita o processo de Alfabetização Científica dos alunos durante a atividade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65300 10.12957/impacto.2022.65300 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65300 |
identifier_str_mv |
10.12957/impacto.2022.65300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65300/41391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Felipe Moreira Correia, Deise Miranda Vianna https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Felipe Moreira Correia, Deise Miranda Vianna https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e65300 2764-7161 reponame:Impacto (Rio de Janeiro) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
collection |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
impacto@fis.uerj.br |
_version_ |
1796798417038475264 |