Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496 |
Resumo: | Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada. |
id |
UERJ-26_c05c79cd0afbbc72d159eab6bff96af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/67496 |
network_acronym_str |
UERJ-26 |
network_name_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte.Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.Universidade do Estado do Rio de JaneiroVilar, Artur BatistaPereira, Felipe de CarvalhoRinaldi, Bruno Bernardo2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6749610.12957/impacto.2022.67496Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e674962764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496/43264Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/67496Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
title |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos Vilar, Artur Batista Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte. |
title_short |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
title_full |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos |
author |
Vilar, Artur Batista |
author_facet |
Vilar, Artur Batista Pereira, Felipe de Carvalho Rinaldi, Bruno Bernardo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Felipe de Carvalho Rinaldi, Bruno Bernardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilar, Artur Batista Pereira, Felipe de Carvalho Rinaldi, Bruno Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte. |
topic |
Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte. |
description |
Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496 10.12957/impacto.2022.67496 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496 |
identifier_str_mv |
10.12957/impacto.2022.67496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496/43264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e67496 2764-7161 reponame:Impacto (Rio de Janeiro) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
collection |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
impacto@fis.uerj.br |
_version_ |
1796798417051058176 |