Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Artur Batista
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Felipe de Carvalho, Rinaldi, Bruno Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Impacto (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496
Resumo: Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.
id UERJ-26_c05c79cd0afbbc72d159eab6bff96af9
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/67496
network_acronym_str UERJ-26
network_name_str Impacto (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte.Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.Universidade do Estado do Rio de JaneiroVilar, Artur BatistaPereira, Felipe de CarvalhoRinaldi, Bruno Bernardo2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6749610.12957/impacto.2022.67496Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e674962764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496/43264Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:56:00Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/67496Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:56Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
title Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
spellingShingle Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
Vilar, Artur Batista
Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte.
title_short Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
title_full Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
title_fullStr Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
title_sort Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos
author Vilar, Artur Batista
author_facet Vilar, Artur Batista
Pereira, Felipe de Carvalho
Rinaldi, Bruno Bernardo
author_role author
author2 Pereira, Felipe de Carvalho
Rinaldi, Bruno Bernardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Artur Batista
Pereira, Felipe de Carvalho
Rinaldi, Bruno Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte.
topic Histórias em quadrinhos; Avaliação da aprendizagem; Ensino de física; CienciArte.
description Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496
10.12957/impacto.2022.67496
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496
identifier_str_mv 10.12957/impacto.2022.67496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67496/43264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Artur Batista Vilar, Felipe de Carvalho Pereira, Bruno Bernardo Rinaldi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e67496
2764-7161
reponame:Impacto (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Impacto (Rio de Janeiro)
collection Impacto (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv impacto@fis.uerj.br
_version_ 1796798417051058176