Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito e Práxis |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050 |
Resumo: | DOI: 10.1590/2179-8966/2020/54050 ResumoA série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, política e direito na fotografia de Laso: a fotografia como correlato iconográfico do olhar soberano da época.Palavras-chave: Direito; Fotografia; vida nua; José Domingo Laso Acosta. AbstractJosé Domingo Laso Acosta show the main tourist landscape of the Quito in 1911. However, through interventions in the negatives and photographic retouches, Laso literally erased the presence of the Indian from the city scene. Through the concept of bare life (Agamben), the relationship between art, politics and Law in Laso’s photography is analyzed: photography as an iconographic correlate of the sovereign view.Keywords: Law; Photography; bare life; José Domingo Laso Acosta. |
id |
UERJ-2_ec52daefc0b09a04c8b16c19f7eb9a67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54050 |
network_acronym_str |
UERJ-2 |
network_name_str |
Revista Direito e Práxis |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photographyDireitoFotografiavida nuaJosé Domingo Laso Acosta / LawPhotographybare lifeJosé Domingo Laso Acosta.DOI: 10.1590/2179-8966/2020/54050 ResumoA série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, política e direito na fotografia de Laso: a fotografia como correlato iconográfico do olhar soberano da época.Palavras-chave: Direito; Fotografia; vida nua; José Domingo Laso Acosta. AbstractJosé Domingo Laso Acosta show the main tourist landscape of the Quito in 1911. However, through interventions in the negatives and photographic retouches, Laso literally erased the presence of the Indian from the city scene. Through the concept of bare life (Agamben), the relationship between art, politics and Law in Laso’s photography is analyzed: photography as an iconographic correlate of the sovereign view.Keywords: Law; Photography; bare life; José Domingo Laso Acosta.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050Direito e Práxis; Vol. 13 Núm. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-1786Direito e Práxis; Vol. 13 No. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-1786Revista Direito e Práxis; v. 13 n. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-17862179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050/37007https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050/43802Copyright (c) 2021 Revista Direito e Práxisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimioni, Rafael Lazzarotto2022-10-26T01:46:54Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54050Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2022-10-26T01:46:54Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
title |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
spellingShingle |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography Simioni, Rafael Lazzarotto Direito Fotografia vida nua José Domingo Laso Acosta / Law Photography bare life José Domingo Laso Acosta. |
title_short |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
title_full |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
title_fullStr |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
title_full_unstemmed |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
title_sort |
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso / Sovereign view in José Domingo Laso’s photography |
author |
Simioni, Rafael Lazzarotto |
author_facet |
Simioni, Rafael Lazzarotto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simioni, Rafael Lazzarotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito Fotografia vida nua José Domingo Laso Acosta / Law Photography bare life José Domingo Laso Acosta. |
topic |
Direito Fotografia vida nua José Domingo Laso Acosta / Law Photography bare life José Domingo Laso Acosta. |
description |
DOI: 10.1590/2179-8966/2020/54050 ResumoA série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, política e direito na fotografia de Laso: a fotografia como correlato iconográfico do olhar soberano da época.Palavras-chave: Direito; Fotografia; vida nua; José Domingo Laso Acosta. AbstractJosé Domingo Laso Acosta show the main tourist landscape of the Quito in 1911. However, through interventions in the negatives and photographic retouches, Laso literally erased the presence of the Indian from the city scene. Through the concept of bare life (Agamben), the relationship between art, politics and Law in Laso’s photography is analyzed: photography as an iconographic correlate of the sovereign view.Keywords: Law; Photography; bare life; José Domingo Laso Acosta. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050/37007 https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/54050/43802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Direito e Práxis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Direito e Práxis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Direito e Práxis; Vol. 13 Núm. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-1786 Direito e Práxis; Vol. 13 No. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-1786 Revista Direito e Práxis; v. 13 n. 3 (2022): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 1763-1786 2179-8966 reponame:Revista Direito e Práxis instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Direito e Práxis |
collection |
Revista Direito e Práxis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com |
_version_ |
1799318391226368000 |