O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas,Selma Maria da Fonseca
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hemmi,Ana Paula Azevedo, Santos,Regiane Veloso, Penna,Cláudia Maria de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300005
Resumo: Trata-se de um estudo de caso qualitativo que discute o trabalho no contexto do Sistema único de saúde e como seus princípios se operam no cotidiano dos serviços que compõem sua rede hierarquizada. Objetivou compreender integralidade, equidade e resolutividade nas ações cotidianas de gestores e profissionais de saúde em Belo Horizonte-MG. Constatou-se que "cuidado como fazer cotidiano" e "acolhimento, vínculo e acesso" foram temas incorporados pelos profissionais no desenvolvimento do seu trabalho. A partir dos resultados, percebeu-se uma interposição das situações de urgência e emergência em detrimento das atividades programadas. Além disso, a administração desse processo de trabalho é direcionada pelo conhecimento técnico-estruturado interferindo na qualidade da assistência à saúde. Nesse sentido, o processo de produção do cuidado deve ser pensado em seu microespaço, ressaltando-se o acolhimento, o estabelecimento de vínculo e a responsabilização no sentido de se garantir uma rede de cuidados pertinente e acessível àqueles que necessitem transitar por ela. É preciso que se eliminem as fragmentações presentes tanto na forma de organização dos serviços de saúde quanto nas práticas cotidianas dos profissionais, para se oferecer uma assistência integral, resolutiva e para se humanizarem essas práticas, visando sempre à qualidade de vida da população e à saúde enquanto direito de cidadania.
id UERJ-3_4bb19cd5d12060f3c5b81f2b5c1351b9
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312010000300005
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonteassistência integral à saúdeserviços de saúdeSistema único de saúdeTrata-se de um estudo de caso qualitativo que discute o trabalho no contexto do Sistema único de saúde e como seus princípios se operam no cotidiano dos serviços que compõem sua rede hierarquizada. Objetivou compreender integralidade, equidade e resolutividade nas ações cotidianas de gestores e profissionais de saúde em Belo Horizonte-MG. Constatou-se que "cuidado como fazer cotidiano" e "acolhimento, vínculo e acesso" foram temas incorporados pelos profissionais no desenvolvimento do seu trabalho. A partir dos resultados, percebeu-se uma interposição das situações de urgência e emergência em detrimento das atividades programadas. Além disso, a administração desse processo de trabalho é direcionada pelo conhecimento técnico-estruturado interferindo na qualidade da assistência à saúde. Nesse sentido, o processo de produção do cuidado deve ser pensado em seu microespaço, ressaltando-se o acolhimento, o estabelecimento de vínculo e a responsabilização no sentido de se garantir uma rede de cuidados pertinente e acessível àqueles que necessitem transitar por ela. É preciso que se eliminem as fragmentações presentes tanto na forma de organização dos serviços de saúde quanto nas práticas cotidianas dos profissionais, para se oferecer uma assistência integral, resolutiva e para se humanizarem essas práticas, visando sempre à qualidade de vida da população e à saúde enquanto direito de cidadania.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300005Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.3 2010reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312010000300005info:eu-repo/semantics/openAccessViegas,Selma Maria da FonsecaHemmi,Ana Paula AzevedoSantos,Regiane VelosoPenna,Cláudia Maria de Mattospor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312010000300005Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2010-11-22T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
title O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
spellingShingle O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
Viegas,Selma Maria da Fonseca
assistência integral à saúde
serviços de saúde
Sistema único de saúde
title_short O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
title_full O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
title_fullStr O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
title_full_unstemmed O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
title_sort O cotidiano da assistência ao cidadão na rede de saúde de Belo Horizonte
author Viegas,Selma Maria da Fonseca
author_facet Viegas,Selma Maria da Fonseca
Hemmi,Ana Paula Azevedo
Santos,Regiane Veloso
Penna,Cláudia Maria de Mattos
author_role author
author2 Hemmi,Ana Paula Azevedo
Santos,Regiane Veloso
Penna,Cláudia Maria de Mattos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas,Selma Maria da Fonseca
Hemmi,Ana Paula Azevedo
Santos,Regiane Veloso
Penna,Cláudia Maria de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv assistência integral à saúde
serviços de saúde
Sistema único de saúde
topic assistência integral à saúde
serviços de saúde
Sistema único de saúde
description Trata-se de um estudo de caso qualitativo que discute o trabalho no contexto do Sistema único de saúde e como seus princípios se operam no cotidiano dos serviços que compõem sua rede hierarquizada. Objetivou compreender integralidade, equidade e resolutividade nas ações cotidianas de gestores e profissionais de saúde em Belo Horizonte-MG. Constatou-se que "cuidado como fazer cotidiano" e "acolhimento, vínculo e acesso" foram temas incorporados pelos profissionais no desenvolvimento do seu trabalho. A partir dos resultados, percebeu-se uma interposição das situações de urgência e emergência em detrimento das atividades programadas. Além disso, a administração desse processo de trabalho é direcionada pelo conhecimento técnico-estruturado interferindo na qualidade da assistência à saúde. Nesse sentido, o processo de produção do cuidado deve ser pensado em seu microespaço, ressaltando-se o acolhimento, o estabelecimento de vínculo e a responsabilização no sentido de se garantir uma rede de cuidados pertinente e acessível àqueles que necessitem transitar por ela. É preciso que se eliminem as fragmentações presentes tanto na forma de organização dos serviços de saúde quanto nas práticas cotidianas dos profissionais, para se oferecer uma assistência integral, resolutiva e para se humanizarem essas práticas, visando sempre à qualidade de vida da população e à saúde enquanto direito de cidadania.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312010000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.3 2010
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031543570432