Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Juliana Azevedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Figueiredo,Mariana Dorsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000100287
Resumo: Resulta de uma pesquisa que buscou compreender as práticas de Apoio Institucional e Cogestão no Sistema Único de Saúde de Campinas-SP. O Apoio Institucional é um dos recursos metodológicos que compõem o Método Paideia, desenvolvido por Campos para reformular a gestão. Trata-se de uma forma complementar às funções gerenciais que pressupõe um modo interativo, analítico e operacional: o trabalho em cogestão. Foram aplicados questionários a todos os apoiadores que consentiram em participar da pesquisa e realizados grupos focais com aqueles que preencheram os critérios de inclusão. Os dados quantitativos foram compilados em Microsoft Excel, e construiu-se uma narrativa para compor o discurso dos apoiadores nos grupos focais, posteriormente validada em um grupo de devolutiva que pretendeu, ainda, produzir novas reflexões junto ao grupo. A análise de dados foi realizada a partir da abordagem hermenêutica e referencial interpretativa da narrativa. Observou-se que, no contexto de crise instalada na cidade, os apoiadores Institucionais têm encontrado dificuldade para atuar de acordo com o que eles próprios entendem que deveria ser o trabalho de Apoio. Consideramos relevante dar continuidade ao estudo, explorando a temática sob a ótica dos serviços que são apoiados, dos gestores do nível central e dos usuários do SUS Campinas.
id UERJ-3_60a176e9a62ffd5b47a1f53124755459
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312015000100287
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinasgestão em saúdemétodo PaideiaApoio InstitucionalResulta de uma pesquisa que buscou compreender as práticas de Apoio Institucional e Cogestão no Sistema Único de Saúde de Campinas-SP. O Apoio Institucional é um dos recursos metodológicos que compõem o Método Paideia, desenvolvido por Campos para reformular a gestão. Trata-se de uma forma complementar às funções gerenciais que pressupõe um modo interativo, analítico e operacional: o trabalho em cogestão. Foram aplicados questionários a todos os apoiadores que consentiram em participar da pesquisa e realizados grupos focais com aqueles que preencheram os critérios de inclusão. Os dados quantitativos foram compilados em Microsoft Excel, e construiu-se uma narrativa para compor o discurso dos apoiadores nos grupos focais, posteriormente validada em um grupo de devolutiva que pretendeu, ainda, produzir novas reflexões junto ao grupo. A análise de dados foi realizada a partir da abordagem hermenêutica e referencial interpretativa da narrativa. Observou-se que, no contexto de crise instalada na cidade, os apoiadores Institucionais têm encontrado dificuldade para atuar de acordo com o que eles próprios entendem que deveria ser o trabalho de Apoio. Consideramos relevante dar continuidade ao estudo, explorando a temática sob a ótica dos serviços que são apoiados, dos gestores do nível central e dos usuários do SUS Campinas.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000100287Physis: Revista de Saúde Coletiva v.25 n.1 2015reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312015000100016info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Juliana AzevedoFigueiredo,Mariana Dorsapor2015-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312015000100287Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2015-09-01T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
title Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
spellingShingle Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
Fernandes,Juliana Azevedo
gestão em saúde
método Paideia
Apoio Institucional
title_short Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
title_full Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
title_fullStr Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
title_full_unstemmed Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
title_sort Apoio institucional e cogestão: uma reflexão sobre o trabalho dos apoiadores do SUS Campinas
author Fernandes,Juliana Azevedo
author_facet Fernandes,Juliana Azevedo
Figueiredo,Mariana Dorsa
author_role author
author2 Figueiredo,Mariana Dorsa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Juliana Azevedo
Figueiredo,Mariana Dorsa
dc.subject.por.fl_str_mv gestão em saúde
método Paideia
Apoio Institucional
topic gestão em saúde
método Paideia
Apoio Institucional
description Resulta de uma pesquisa que buscou compreender as práticas de Apoio Institucional e Cogestão no Sistema Único de Saúde de Campinas-SP. O Apoio Institucional é um dos recursos metodológicos que compõem o Método Paideia, desenvolvido por Campos para reformular a gestão. Trata-se de uma forma complementar às funções gerenciais que pressupõe um modo interativo, analítico e operacional: o trabalho em cogestão. Foram aplicados questionários a todos os apoiadores que consentiram em participar da pesquisa e realizados grupos focais com aqueles que preencheram os critérios de inclusão. Os dados quantitativos foram compilados em Microsoft Excel, e construiu-se uma narrativa para compor o discurso dos apoiadores nos grupos focais, posteriormente validada em um grupo de devolutiva que pretendeu, ainda, produzir novas reflexões junto ao grupo. A análise de dados foi realizada a partir da abordagem hermenêutica e referencial interpretativa da narrativa. Observou-se que, no contexto de crise instalada na cidade, os apoiadores Institucionais têm encontrado dificuldade para atuar de acordo com o que eles próprios entendem que deveria ser o trabalho de Apoio. Consideramos relevante dar continuidade ao estudo, explorando a temática sob a ótica dos serviços que são apoiados, dos gestores do nível central e dos usuários do SUS Campinas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000100287
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312015000100287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312015000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.25 n.1 2015
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032824930304