Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervato-Mancuso,Ana Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vincha,Kellem Regina Rosendo, Santiago,Débora Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000100225
Resumo: Introdução: As intervenções nutricionais são configuradas, historicamente, por distribuição de alimentos e ampliação de conhecimento, permanecendo nas práticas atuais. Para ampliar o campo criou-se, em 2012, o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional. Objetivo: Analisar a produção científica brasileira sobre avaliação de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional antes da criação do marco. Metodologia: Pesquisa sistemática com inclusão de artigos publicados entre 2000-2012. Após leitura crítica, foram feitas divisão e seleção dos estudos, classificando-os por região, contexto e cenário. Resultados: Selecionaram-se 28 artigos, divididos em três categorias: características institucionais e do estudo; contexto da intervenção e atores sociais envolvidos; e estruturação e base teórica. Verificou-se que os nutricionistas, assim como o tema da nutrição, estão mais presentes no contexto da saúde. No ambiente escolar, no território e no ambiente de trabalho, a promoção da saúde é abordada por equipes multiprofissionais. Os objetivos e as avaliações das intervenções relacionam-se, predominantemente, com indicadores numéricos, mas os estudos do território se aproximam dos referenciais do marco ao se apropriarem de indicadores qualitativos. Observou-se descrição sucinta das bases teórico-metodológicas, limitando a reprodução dos estudos. Considerações: Aponta-se a necessidade de realizar mais estudos de intervenção e de aperfeiçoá-los mediante a utilização do marco como referência.
id UERJ-3_662ae1a9814790d6a07349ed03942208
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312016000100225
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimentoEducação Alimentar e Nutricionalestudo de intervençãorevisão Introdução: As intervenções nutricionais são configuradas, historicamente, por distribuição de alimentos e ampliação de conhecimento, permanecendo nas práticas atuais. Para ampliar o campo criou-se, em 2012, o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional. Objetivo: Analisar a produção científica brasileira sobre avaliação de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional antes da criação do marco. Metodologia: Pesquisa sistemática com inclusão de artigos publicados entre 2000-2012. Após leitura crítica, foram feitas divisão e seleção dos estudos, classificando-os por região, contexto e cenário. Resultados: Selecionaram-se 28 artigos, divididos em três categorias: características institucionais e do estudo; contexto da intervenção e atores sociais envolvidos; e estruturação e base teórica. Verificou-se que os nutricionistas, assim como o tema da nutrição, estão mais presentes no contexto da saúde. No ambiente escolar, no território e no ambiente de trabalho, a promoção da saúde é abordada por equipes multiprofissionais. Os objetivos e as avaliações das intervenções relacionam-se, predominantemente, com indicadores numéricos, mas os estudos do território se aproximam dos referenciais do marco ao se apropriarem de indicadores qualitativos. Observou-se descrição sucinta das bases teórico-metodológicas, limitando a reprodução dos estudos. Considerações: Aponta-se a necessidade de realizar mais estudos de intervenção e de aperfeiçoá-los mediante a utilização do marco como referência.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000100225Physis: Revista de Saúde Coletiva v.26 n.1 2016reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312016000100013info:eu-repo/semantics/openAccessCervato-Mancuso,Ana MariaVincha,Kellem Regina RosendoSantiago,Débora Aparecidapor2016-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312016000100225Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2016-04-25T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
title Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
spellingShingle Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
Cervato-Mancuso,Ana Maria
Educação Alimentar e Nutricional
estudo de intervenção
revisão
title_short Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
title_full Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
title_fullStr Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
title_full_unstemmed Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
title_sort Educação Alimentar e Nutricional como prática de intervenção: reflexão e possibilidades de fortalecimento
author Cervato-Mancuso,Ana Maria
author_facet Cervato-Mancuso,Ana Maria
Vincha,Kellem Regina Rosendo
Santiago,Débora Aparecida
author_role author
author2 Vincha,Kellem Regina Rosendo
Santiago,Débora Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervato-Mancuso,Ana Maria
Vincha,Kellem Regina Rosendo
Santiago,Débora Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Alimentar e Nutricional
estudo de intervenção
revisão
topic Educação Alimentar e Nutricional
estudo de intervenção
revisão
description Introdução: As intervenções nutricionais são configuradas, historicamente, por distribuição de alimentos e ampliação de conhecimento, permanecendo nas práticas atuais. Para ampliar o campo criou-se, em 2012, o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional. Objetivo: Analisar a produção científica brasileira sobre avaliação de intervenções de Educação Alimentar e Nutricional antes da criação do marco. Metodologia: Pesquisa sistemática com inclusão de artigos publicados entre 2000-2012. Após leitura crítica, foram feitas divisão e seleção dos estudos, classificando-os por região, contexto e cenário. Resultados: Selecionaram-se 28 artigos, divididos em três categorias: características institucionais e do estudo; contexto da intervenção e atores sociais envolvidos; e estruturação e base teórica. Verificou-se que os nutricionistas, assim como o tema da nutrição, estão mais presentes no contexto da saúde. No ambiente escolar, no território e no ambiente de trabalho, a promoção da saúde é abordada por equipes multiprofissionais. Os objetivos e as avaliações das intervenções relacionam-se, predominantemente, com indicadores numéricos, mas os estudos do território se aproximam dos referenciais do marco ao se apropriarem de indicadores qualitativos. Observou-se descrição sucinta das bases teórico-metodológicas, limitando a reprodução dos estudos. Considerações: Aponta-se a necessidade de realizar mais estudos de intervenção e de aperfeiçoá-los mediante a utilização do marco como referência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000100225
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000100225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312016000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.26 n.1 2016
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309033176203264