Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Erdmann,Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100008
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as contradições no processo de cuidar da saúde bucal de idosos e indicar rumos para a superação dessas contradições, na perspectiva do cuidado complexo e da lógica da complexidade. A pesquisa em que está lastreado adotou o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Participaram do estudo 19 pessoas, entre idosos residentes em ILP, seus cuidadores profissionais da Enfermagem, dirigentes dessas instituições, cirurgiões-dentistas e gestores de serviços públicos de saúde. A categoria central emergente corresponde ao processo "Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso a partir do contexto das instituições de longa permanência". Nele são identificados dois estágios, um em que as contradições no processo de cuidar da saúde bucal do idoso mantêm a precariedade do quadro epidemiológico e outro, superior, que incorpora melhores práticas de cuidado nas estruturas e nos processos que compõem a promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos. Tratar os elementos que compõem a contradição, sem eliminá-los ou desconsiderá-los - ao contrário, tomando-os em conta, buscando melhorias contínuas -, possibilita a superação da contradição, contornando o obstáculo que ela representa. Por esse caminho, a adoção da postura de melhores práticas pode ser considerada como um metaponto de vista, externo ao sistema de cuidado à saúde bucal, capaz de viabilizar a ultrapassagem de um estágio de contradição como o aqui revelado.
id UERJ-3_7b36871c01abcf867f4c4208bcad848f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312007000100008
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idososIdosocuidadosaúde bucalteoria da complexidadeO presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as contradições no processo de cuidar da saúde bucal de idosos e indicar rumos para a superação dessas contradições, na perspectiva do cuidado complexo e da lógica da complexidade. A pesquisa em que está lastreado adotou o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Participaram do estudo 19 pessoas, entre idosos residentes em ILP, seus cuidadores profissionais da Enfermagem, dirigentes dessas instituições, cirurgiões-dentistas e gestores de serviços públicos de saúde. A categoria central emergente corresponde ao processo "Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso a partir do contexto das instituições de longa permanência". Nele são identificados dois estágios, um em que as contradições no processo de cuidar da saúde bucal do idoso mantêm a precariedade do quadro epidemiológico e outro, superior, que incorpora melhores práticas de cuidado nas estruturas e nos processos que compõem a promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos. Tratar os elementos que compõem a contradição, sem eliminá-los ou desconsiderá-los - ao contrário, tomando-os em conta, buscando melhorias contínuas -, possibilita a superação da contradição, contornando o obstáculo que ela representa. Por esse caminho, a adoção da postura de melhores práticas pode ser considerada como um metaponto de vista, externo ao sistema de cuidado à saúde bucal, capaz de viabilizar a ultrapassagem de um estágio de contradição como o aqui revelado.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100008Physis: Revista de Saúde Coletiva v.17 n.1 2007reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312007000100008info:eu-repo/semantics/openAccessMello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira deErdmann,Alacoque Lorenzinipor2007-08-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312007000100008Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2007-08-21T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
title Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
spellingShingle Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Idoso
cuidado
saúde bucal
teoria da complexidade
title_short Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
title_full Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
title_fullStr Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
title_full_unstemmed Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
title_sort Revelando contradições e incorporando melhores práticas no cuidado à saúde bucal de idosos
author Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
author_facet Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Erdmann,Alacoque Lorenzini
author_role author
author2 Erdmann,Alacoque Lorenzini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello,Ana Lúcia Schaefer Ferreira de
Erdmann,Alacoque Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
cuidado
saúde bucal
teoria da complexidade
topic Idoso
cuidado
saúde bucal
teoria da complexidade
description O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as contradições no processo de cuidar da saúde bucal de idosos e indicar rumos para a superação dessas contradições, na perspectiva do cuidado complexo e da lógica da complexidade. A pesquisa em que está lastreado adotou o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Participaram do estudo 19 pessoas, entre idosos residentes em ILP, seus cuidadores profissionais da Enfermagem, dirigentes dessas instituições, cirurgiões-dentistas e gestores de serviços públicos de saúde. A categoria central emergente corresponde ao processo "Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso a partir do contexto das instituições de longa permanência". Nele são identificados dois estágios, um em que as contradições no processo de cuidar da saúde bucal do idoso mantêm a precariedade do quadro epidemiológico e outro, superior, que incorpora melhores práticas de cuidado nas estruturas e nos processos que compõem a promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos. Tratar os elementos que compõem a contradição, sem eliminá-los ou desconsiderá-los - ao contrário, tomando-os em conta, buscando melhorias contínuas -, possibilita a superação da contradição, contornando o obstáculo que ela representa. Por esse caminho, a adoção da postura de melhores práticas pode ser considerada como um metaponto de vista, externo ao sistema de cuidado à saúde bucal, capaz de viabilizar a ultrapassagem de um estágio de contradição como o aqui revelado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312007000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.17 n.1 2007
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309030801178624