A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonze,Gabriela Guerra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva,Girlene Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100008
Resumo: A integralidade da assistência, um dos princípios doutrinários do sistema de saúde brasileiro, constitui uma das principais metas para se alcançar uma assistência de qualidade e humanizada. O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos professores dos cursos de graduação que formam profissionais de saúde na Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre a formação orientada pela integralidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada com docentes dos referidos cursos. Como estratégia de análise dos dados, propõese a modalidade de análise temática. A categoria em torno da qual são trazidas as reflexões sobre a percepção dos docentes sobre o ensino voltado para o princípio da integralidade foi nomeada "os princípios do SUS orientando a formação". Os resultados do estudo apontam que os docentes expressam um envolvimento com os valores da Reforma Sanitária brasileira, no contexto das mudanças necessárias na formação em saúde.
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