Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES,DORIS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ZOBOLI,ELMA LOURDES CAMPOS, FINKLER,MIRELE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312019000200606
Resumo: Resumo Diante da ausência de estudos voltados às questões éticas vivenciadas por profissionais de Saúde Bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e como primeira etapa de adaptação com validação do Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde (IPE-APS) para a saúde bucal, objetiva-se, com esta pesquisa, desvelar os problemas éticos que ocorrem nas relações de trabalho e na produção do cuidado em saúde bucal. Foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no modelo da Estratégia Saúde da Família, no tradicional ou arranjos singulares da APS. Os dados coletados foram qualitativamente analisados à luz da Bioética Clínica Amplificada e de outros referenciais da Bioética Social brasileira. Os resultados evidenciaram 32 problemas ético-políticos em diferentes âmbitos: acesso e acolhimento, gestão, relações com usuários, intra e interequipes, entre os diferentes níveis da rede e relacionados a processos macroestruturais, ficando pouco nítidos os limites de transformação de problemas cotidianos em problemas éticos. Tais problemas, majoritariamente de caráter técnico, administrativo ou estrutural, envolvendo questões materiais, financeiras e organizacionais, possuem uma dimensão ética e, também, política, além da deontológica, pois influenciam os modos de viver, trabalhar e produzir cuidado.
id UERJ-3_a13cbc9bbe8b21c701b96b7cef48fbc5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312019000200606
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúdeodontologiasaúde bucalatenção primária à saúdebioéticaéticaResumo Diante da ausência de estudos voltados às questões éticas vivenciadas por profissionais de Saúde Bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e como primeira etapa de adaptação com validação do Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde (IPE-APS) para a saúde bucal, objetiva-se, com esta pesquisa, desvelar os problemas éticos que ocorrem nas relações de trabalho e na produção do cuidado em saúde bucal. Foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no modelo da Estratégia Saúde da Família, no tradicional ou arranjos singulares da APS. Os dados coletados foram qualitativamente analisados à luz da Bioética Clínica Amplificada e de outros referenciais da Bioética Social brasileira. Os resultados evidenciaram 32 problemas ético-políticos em diferentes âmbitos: acesso e acolhimento, gestão, relações com usuários, intra e interequipes, entre os diferentes níveis da rede e relacionados a processos macroestruturais, ficando pouco nítidos os limites de transformação de problemas cotidianos em problemas éticos. Tais problemas, majoritariamente de caráter técnico, administrativo ou estrutural, envolvendo questões materiais, financeiras e organizacionais, possuem uma dimensão ética e, também, política, além da deontológica, pois influenciam os modos de viver, trabalhar e produzir cuidado.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312019000200606Physis: Revista de Saúde Coletiva v.29 n.2 2019reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312019290208info:eu-repo/semantics/openAccessGOMES,DORISZOBOLI,ELMA LOURDES CAMPOSFINKLER,MIRELEpor2019-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312019000200606Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2019-09-13T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
title Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
spellingShingle Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
GOMES,DORIS
odontologia
saúde bucal
atenção primária à saúde
bioética
ética
title_short Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
title_full Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
title_fullStr Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
title_full_unstemmed Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
title_sort Problemas éticos na saúde bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde
author GOMES,DORIS
author_facet GOMES,DORIS
ZOBOLI,ELMA LOURDES CAMPOS
FINKLER,MIRELE
author_role author
author2 ZOBOLI,ELMA LOURDES CAMPOS
FINKLER,MIRELE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES,DORIS
ZOBOLI,ELMA LOURDES CAMPOS
FINKLER,MIRELE
dc.subject.por.fl_str_mv odontologia
saúde bucal
atenção primária à saúde
bioética
ética
topic odontologia
saúde bucal
atenção primária à saúde
bioética
ética
description Resumo Diante da ausência de estudos voltados às questões éticas vivenciadas por profissionais de Saúde Bucal no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e como primeira etapa de adaptação com validação do Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde (IPE-APS) para a saúde bucal, objetiva-se, com esta pesquisa, desvelar os problemas éticos que ocorrem nas relações de trabalho e na produção do cuidado em saúde bucal. Foram realizadas entrevistas com profissionais que atuam no modelo da Estratégia Saúde da Família, no tradicional ou arranjos singulares da APS. Os dados coletados foram qualitativamente analisados à luz da Bioética Clínica Amplificada e de outros referenciais da Bioética Social brasileira. Os resultados evidenciaram 32 problemas ético-políticos em diferentes âmbitos: acesso e acolhimento, gestão, relações com usuários, intra e interequipes, entre os diferentes níveis da rede e relacionados a processos macroestruturais, ficando pouco nítidos os limites de transformação de problemas cotidianos em problemas éticos. Tais problemas, majoritariamente de caráter técnico, administrativo ou estrutural, envolvendo questões materiais, financeiras e organizacionais, possuem uma dimensão ética e, também, política, além da deontológica, pois influenciam os modos de viver, trabalhar e produzir cuidado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312019000200606
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312019000200606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312019290208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.29 n.2 2019
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309034009821184