Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierantoni,Célia Regina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Varella,Thereza Christina, Santos,Maria Ruth dos, França,Tania, Garcia,Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000400005
Resumo: Este artigo discute os desafios contemporâneos que se apresentam no campo da gestão de recursos humanos em saúde no Brasil. Apresenta destaques da temática no continente americano, colocando em evidência o Brasil por suas características organizacionais nesse setor. Apresenta, ainda, os achados de uma pesquisa sobre a capacidade gestora de recursos humanos em Secretarias estaduais e municipais de Saúde de grandes centros urbanos e a capilaridade das políticas setorias de gestão do trabalho e da educação na saúde. A questão central diz respeito às mudanças ocorridas nessa área com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Observa-se uma variação dos resultados, com índices de adesão mais significativos para as ações prioritárias da regulação do trabalho em relação aos programas estratégicos da educação em saúde. Tal fato configura, por um lado, um quadro em que os órgãos de recursos humanos têm o potencial para se constituírem, de fato, em espaços efetivos de gestão do trabalho do sistema de saúde; por outro, a necessidade de fortalecimento das competências para as políticas de educação. A partir da análise desses resultados, são apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam para apoiar as esferas subnacionais no Brasil, além de modelos que possam ser apropriados por países vizinhos de continente e da comunidade de língua portuguesa.
id UERJ-3_c0888f152e513055e56451c9eda31aef
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312008000400005
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUSrecursos humanos em saúdegestão do trabalhogestão da educaçãoEste artigo discute os desafios contemporâneos que se apresentam no campo da gestão de recursos humanos em saúde no Brasil. Apresenta destaques da temática no continente americano, colocando em evidência o Brasil por suas características organizacionais nesse setor. Apresenta, ainda, os achados de uma pesquisa sobre a capacidade gestora de recursos humanos em Secretarias estaduais e municipais de Saúde de grandes centros urbanos e a capilaridade das políticas setorias de gestão do trabalho e da educação na saúde. A questão central diz respeito às mudanças ocorridas nessa área com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Observa-se uma variação dos resultados, com índices de adesão mais significativos para as ações prioritárias da regulação do trabalho em relação aos programas estratégicos da educação em saúde. Tal fato configura, por um lado, um quadro em que os órgãos de recursos humanos têm o potencial para se constituírem, de fato, em espaços efetivos de gestão do trabalho do sistema de saúde; por outro, a necessidade de fortalecimento das competências para as políticas de educação. A partir da análise desses resultados, são apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam para apoiar as esferas subnacionais no Brasil, além de modelos que possam ser apropriados por países vizinhos de continente e da comunidade de língua portuguesa.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000400005Physis: Revista de Saúde Coletiva v.18 n.4 2008reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312008000400005info:eu-repo/semantics/openAccessPierantoni,Célia ReginaVarella,Thereza ChristinaSantos,Maria Ruth dosFrança,TaniaGarcia,Ana Claudiapor2009-07-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312008000400005Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2009-07-10T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
title Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
spellingShingle Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
Pierantoni,Célia Regina
recursos humanos em saúde
gestão do trabalho
gestão da educação
title_short Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
title_full Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
title_fullStr Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
title_full_unstemmed Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
title_sort Gestão do trabalho e da educação em saúde: recursos humanos em duas décadas do SUS
author Pierantoni,Célia Regina
author_facet Pierantoni,Célia Regina
Varella,Thereza Christina
Santos,Maria Ruth dos
França,Tania
Garcia,Ana Claudia
author_role author
author2 Varella,Thereza Christina
Santos,Maria Ruth dos
França,Tania
Garcia,Ana Claudia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierantoni,Célia Regina
Varella,Thereza Christina
Santos,Maria Ruth dos
França,Tania
Garcia,Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv recursos humanos em saúde
gestão do trabalho
gestão da educação
topic recursos humanos em saúde
gestão do trabalho
gestão da educação
description Este artigo discute os desafios contemporâneos que se apresentam no campo da gestão de recursos humanos em saúde no Brasil. Apresenta destaques da temática no continente americano, colocando em evidência o Brasil por suas características organizacionais nesse setor. Apresenta, ainda, os achados de uma pesquisa sobre a capacidade gestora de recursos humanos em Secretarias estaduais e municipais de Saúde de grandes centros urbanos e a capilaridade das políticas setorias de gestão do trabalho e da educação na saúde. A questão central diz respeito às mudanças ocorridas nessa área com a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Observa-se uma variação dos resultados, com índices de adesão mais significativos para as ações prioritárias da regulação do trabalho em relação aos programas estratégicos da educação em saúde. Tal fato configura, por um lado, um quadro em que os órgãos de recursos humanos têm o potencial para se constituírem, de fato, em espaços efetivos de gestão do trabalho do sistema de saúde; por outro, a necessidade de fortalecimento das competências para as políticas de educação. A partir da análise desses resultados, são apontados limites, acúmulos e possibilidades que se apresentam para apoiar as esferas subnacionais no Brasil, além de modelos que possam ser apropriados por países vizinhos de continente e da comunidade de língua portuguesa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312008000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.18 n.4 2008
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031130431488