Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchôa,Alice da Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira,Renata Magalhães Vieira, Rocha,Paulo de Medeiros, Rocha,Nadja de Sá Dantas, Maroto,Renata Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100021
Resumo: Este artigo objetiva discutir avanços e desafios do trabalho em equipe multiprofissional na reabilitação infantil. A pesquisa desenvolveu-se num centro de referência estadual, em Natal, RN, Brasil, entre maio e julho de 2010. O método utilizado foi o estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, numa amostra qualitativa de 20 profissionais de saúde de nível superior. Contemplaram-se as categorias: concepção de trabalho em equipe; interação nesta e com família e escola; intercâmbio de conhecimentos e interdisciplinaridade; flexibilidade da divisão do trabalho; integralidade e qualidade da assistência; valorização do trabalho; limites profissionais; e relações interpessoais. Aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados mostraram busca da integralidade e objetivos comuns. Como desafios destacaram-se: falta de projetos assistenciais, protocolos e discussões; dificuldades de interação, integração e delimitação profissional; rigidez na divisão de trabalho. Conclui-se que o trabalho organiza-se numa dimensão instrumental voltada à integralidade e à resolutividade, mas sem integração e reconhecimento mútuo de atuação em equipe.
id UERJ-3_d01f9248ff4b60b5caae69f5ab2db102
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312012000100021
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantiltrabalho em equipereabilitaçãocuidadosaúde da criançaintegralidadeEste artigo objetiva discutir avanços e desafios do trabalho em equipe multiprofissional na reabilitação infantil. A pesquisa desenvolveu-se num centro de referência estadual, em Natal, RN, Brasil, entre maio e julho de 2010. O método utilizado foi o estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, numa amostra qualitativa de 20 profissionais de saúde de nível superior. Contemplaram-se as categorias: concepção de trabalho em equipe; interação nesta e com família e escola; intercâmbio de conhecimentos e interdisciplinaridade; flexibilidade da divisão do trabalho; integralidade e qualidade da assistência; valorização do trabalho; limites profissionais; e relações interpessoais. Aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados mostraram busca da integralidade e objetivos comuns. Como desafios destacaram-se: falta de projetos assistenciais, protocolos e discussões; dificuldades de interação, integração e delimitação profissional; rigidez na divisão de trabalho. Conclui-se que o trabalho organiza-se numa dimensão instrumental voltada à integralidade e à resolutividade, mas sem integração e reconhecimento mútuo de atuação em equipe.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100021Physis: Revista de Saúde Coletiva v.22 n.1 2012reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312012000100021info:eu-repo/semantics/openAccessUchôa,Alice da CostaVieira,Renata Magalhães VieiraRocha,Paulo de MedeirosRocha,Nadja de Sá DantasMaroto,Renata Melopor2012-04-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312012000100021Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2012-04-12T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
title Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
spellingShingle Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
Uchôa,Alice da Costa
trabalho em equipe
reabilitação
cuidado
saúde da criança
integralidade
title_short Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
title_full Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
title_fullStr Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
title_full_unstemmed Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
title_sort Trabalho em equipe no contexto da reabilitação infantil
author Uchôa,Alice da Costa
author_facet Uchôa,Alice da Costa
Vieira,Renata Magalhães Vieira
Rocha,Paulo de Medeiros
Rocha,Nadja de Sá Dantas
Maroto,Renata Melo
author_role author
author2 Vieira,Renata Magalhães Vieira
Rocha,Paulo de Medeiros
Rocha,Nadja de Sá Dantas
Maroto,Renata Melo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uchôa,Alice da Costa
Vieira,Renata Magalhães Vieira
Rocha,Paulo de Medeiros
Rocha,Nadja de Sá Dantas
Maroto,Renata Melo
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho em equipe
reabilitação
cuidado
saúde da criança
integralidade
topic trabalho em equipe
reabilitação
cuidado
saúde da criança
integralidade
description Este artigo objetiva discutir avanços e desafios do trabalho em equipe multiprofissional na reabilitação infantil. A pesquisa desenvolveu-se num centro de referência estadual, em Natal, RN, Brasil, entre maio e julho de 2010. O método utilizado foi o estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, numa amostra qualitativa de 20 profissionais de saúde de nível superior. Contemplaram-se as categorias: concepção de trabalho em equipe; interação nesta e com família e escola; intercâmbio de conhecimentos e interdisciplinaridade; flexibilidade da divisão do trabalho; integralidade e qualidade da assistência; valorização do trabalho; limites profissionais; e relações interpessoais. Aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados mostraram busca da integralidade e objetivos comuns. Como desafios destacaram-se: falta de projetos assistenciais, protocolos e discussões; dificuldades de interação, integração e delimitação profissional; rigidez na divisão de trabalho. Conclui-se que o trabalho organiza-se numa dimensão instrumental voltada à integralidade e à resolutividade, mas sem integração e reconhecimento mútuo de atuação em equipe.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312012000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312012000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.22 n.1 2012
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309032039546880