O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568 |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa. |
id |
UERJ-4_c4fccfd9372ba3cf08a822b0bed4e760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72568 |
network_acronym_str |
UERJ-4 |
network_name_str |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTODesempenho no ENEMAnálise Exploratória de DadosAnálise de AgrupamentosKmeansDesigualdade socialEste trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/7256810.12957/cadest.2022.72568Cadernos do IME - Série Estatística; v. 53 (2022): Volume 53, Dezembro 2022; 332317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568/46656Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFaillace, Helena Ferreira ParaisoBritto, Isadora Lopes MaldonadoCosta, Fernanda da Serra2023-10-21T22:09:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72568Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:38.048801Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
title |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
spellingShingle |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO Faillace, Helena Ferreira Paraiso Desempenho no ENEM Análise Exploratória de Dados Análise de Agrupamentos Kmeans Desigualdade social |
title_short |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
title_full |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
title_fullStr |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
title_full_unstemmed |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
title_sort |
O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO |
author |
Faillace, Helena Ferreira Paraiso |
author_facet |
Faillace, Helena Ferreira Paraiso Britto, Isadora Lopes Maldonado Costa, Fernanda da Serra |
author_role |
author |
author2 |
Britto, Isadora Lopes Maldonado Costa, Fernanda da Serra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faillace, Helena Ferreira Paraiso Britto, Isadora Lopes Maldonado Costa, Fernanda da Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho no ENEM Análise Exploratória de Dados Análise de Agrupamentos Kmeans Desigualdade social |
topic |
Desempenho no ENEM Análise Exploratória de Dados Análise de Agrupamentos Kmeans Desigualdade social |
description |
Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568 10.12957/cadest.2022.72568 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadest.2022.72568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568/46656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatística info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatística |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IME - Série Estatística; v. 53 (2022): Volume 53, Dezembro 2022; 33 2317-4536 1413-9022 reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
collection |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br |
_version_ |
1799319015702659072 |