O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faillace, Helena Ferreira Paraiso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Britto, Isadora Lopes Maldonado, Costa, Fernanda da Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568
Resumo: Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.
id UERJ-4_c4fccfd9372ba3cf08a822b0bed4e760
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72568
network_acronym_str UERJ-4
network_name_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository_id_str
spelling O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTODesempenho no ENEMAnálise Exploratória de DadosAnálise de AgrupamentosKmeansDesigualdade socialEste trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/7256810.12957/cadest.2022.72568Cadernos do IME - Série Estatística; v. 53 (2022): Volume 53, Dezembro 2022; 332317-45361413-9022reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568/46656Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFaillace, Helena Ferreira ParaisoBritto, Isadora Lopes MaldonadoCosta, Fernanda da Serra2023-10-21T22:09:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72568Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadestPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadest/oaifabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br2317-45361413-9022opendoar:2024-05-17T13:37:38.048801Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
title O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
spellingShingle O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
Faillace, Helena Ferreira Paraiso
Desempenho no ENEM
Análise Exploratória de Dados
Análise de Agrupamentos
Kmeans
Desigualdade social
title_short O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
title_full O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
title_fullStr O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
title_full_unstemmed O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
title_sort O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ENEM 2019 E A DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE EXPLORATÓRIA E TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO
author Faillace, Helena Ferreira Paraiso
author_facet Faillace, Helena Ferreira Paraiso
Britto, Isadora Lopes Maldonado
Costa, Fernanda da Serra
author_role author
author2 Britto, Isadora Lopes Maldonado
Costa, Fernanda da Serra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faillace, Helena Ferreira Paraiso
Britto, Isadora Lopes Maldonado
Costa, Fernanda da Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho no ENEM
Análise Exploratória de Dados
Análise de Agrupamentos
Kmeans
Desigualdade social
topic Desempenho no ENEM
Análise Exploratória de Dados
Análise de Agrupamentos
Kmeans
Desigualdade social
description Este trabalho objetivou analisar o desempenho dos candidatos que realizaram o ENEM em 2019, de forma a identificar possíveis relações entre tais desempenhos e um conjunto de variáveis socioeconômicas, assim como, expor como as técnicas estatísticas são ferramentas valiosas para extração de informações de grandes bases de dados. Os resultados mostraram como a análise exploratória de dados e as técnicas de agrupamento permitiram identificar seis grupos de candidatos com desempenho e características socioeconômicas similares, indicando a influência socioeconômica na disputa por uma vaga em um Ensino Superior de qualidade e, consequentemente, no mercado de trabalho, indicando a importância das políticas públicas que visem deixar, ao menos um pouco, essa competição mais justa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568
10.12957/cadest.2022.72568
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568
identifier_str_mv 10.12957/cadest.2022.72568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadest/article/view/72568/46656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cadernos do IME - Série Estatística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IME - Série Estatística; v. 53 (2022): Volume 53, Dezembro 2022; 33
2317-4536
1413-9022
reponame:Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
collection Cadernos do IME. Série Estatística (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IME. Série Estatística (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv fabiano@ime.uerj.br||fabiano@ime.uerj.br
_version_ 1799319015702659072