As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Filho, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32040
Resumo: DOI: 10.12957/rdc.2018.32040Resumo As políticas de regularização fundiária devem ser cuidadosamente planejadas e executadas, refletindo as normas sociais nas comunidades beneficiárias, bem como, aliada à titulação da propriedade, implementar uma rede de serviços públicos e infraestrutura urbana. Tal conclusão é atingida após a análise econômica dos impactos dos referidos programas, apontando como a Lei 13.465/2017 operou uma mudança de lógica no marco legal da regularização fundiária, centrando-se numa lógica de mercado. Contudo, aponta-se que uma mera lógica de concessão de títulos de propriedade individualizada pode aumentar a vulnerabilidade dos beneficiários, causando uma maior insegurança da posse dos imóveis por eles exercida, o que seria sinal do fracasso de uma política pública que deve estar voltada para a efetivação do direito social à moradia e a diminuição da pobreza. Daí a necessidade de cada projeto se atentar para os usos e costumes da comunidade afetada, a melhoria efetiva das condições urbanas e de habitabilidade, bem como a criação de mecanismos para que incentivem que as pessoas beneficiadas continuem na formalidade após a execução do programa.  Palavras-chave: Regularização Fundiária; Titulação da Propriedade; Custos de Transação; Análise Econômica do Direito; Direitos de Propriedade.  Abstract Landholding regularization policies must be carefully planned and performed, reflecting social norms in the beneficiary communities, and also, allied with property titling, implement a network of public services and urban infrastructure. This conclusion is alighted upon the economic analysis of the impacts of these programs, indicating how Law 13,465/2017 operated a logic change in the legal framework of landholding regularization, focusing on a market logic. However, it is pointed out that a mere logic of granting individualized title deeds can increase the vulnerability of the beneficiaries, causing greater insecurity on the properties tenure, which would be a sign of the failure of a public policy that should be directed towards the achievement of the social right to housing and the reduction of poverty. Hence the need for each project to pay proper regard to the use and customs of the impacted community, the effective improvement of urban conditions and habitability, and also the creation of mechanisms to encourage beneficiaries to continue in formality after the execution of the program.  Keywords: Landholding Regularization; Land Titling; Transaction Costs; Economic Analysis of Law; Property Rights.
id UERJ-5_33eaa6195ffe5b7bb3783968dc64b551
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32040
network_acronym_str UERJ-5
network_name_str Revista de Direito da Cidade
repository_id_str
spelling As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017Regularização fundiária urbanaDOI: 10.12957/rdc.2018.32040Resumo As políticas de regularização fundiária devem ser cuidadosamente planejadas e executadas, refletindo as normas sociais nas comunidades beneficiárias, bem como, aliada à titulação da propriedade, implementar uma rede de serviços públicos e infraestrutura urbana. Tal conclusão é atingida após a análise econômica dos impactos dos referidos programas, apontando como a Lei 13.465/2017 operou uma mudança de lógica no marco legal da regularização fundiária, centrando-se numa lógica de mercado. Contudo, aponta-se que uma mera lógica de concessão de títulos de propriedade individualizada pode aumentar a vulnerabilidade dos beneficiários, causando uma maior insegurança da posse dos imóveis por eles exercida, o que seria sinal do fracasso de uma política pública que deve estar voltada para a efetivação do direito social à moradia e a diminuição da pobreza. Daí a necessidade de cada projeto se atentar para os usos e costumes da comunidade afetada, a melhoria efetiva das condições urbanas e de habitabilidade, bem como a criação de mecanismos para que incentivem que as pessoas beneficiadas continuem na formalidade após a execução do programa.  Palavras-chave: Regularização Fundiária; Titulação da Propriedade; Custos de Transação; Análise Econômica do Direito; Direitos de Propriedade.  Abstract Landholding regularization policies must be carefully planned and performed, reflecting social norms in the beneficiary communities, and also, allied with property titling, implement a network of public services and urban infrastructure. This conclusion is alighted upon the economic analysis of the impacts of these programs, indicating how Law 13,465/2017 operated a logic change in the legal framework of landholding regularization, focusing on a market logic. However, it is pointed out that a mere logic of granting individualized title deeds can increase the vulnerability of the beneficiaries, causing greater insecurity on the properties tenure, which would be a sign of the failure of a public policy that should be directed towards the achievement of the social right to housing and the reduction of poverty. Hence the need for each project to pay proper regard to the use and customs of the impacted community, the effective improvement of urban conditions and habitability, and also the creation of mechanisms to encourage beneficiaries to continue in formality after the execution of the program.  Keywords: Landholding Regularization; Land Titling; Transaction Costs; Economic Analysis of Law; Property Rights.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/3204010.12957/rdc.2018.32040Revista de Direito da Cidade; v. 10 n. 3 (2018): Revista de Direito da Cidade - Vol. 10, N°3; 1449-14822317-7721reponame:Revista de Direito da Cidadeinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32040/26007Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Filho, Paulo Sérgio2021-11-17T13:42:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32040Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdcPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/oairevistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br2317-77211809-6077opendoar:2021-11-17T13:42:39Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
title As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
spellingShingle As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
Ferreira Filho, Paulo Sérgio
Regularização fundiária urbana
title_short As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
title_full As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
title_fullStr As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
title_full_unstemmed As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
title_sort As lógicas por trás das políticas de regularização fundiária: a alteração de paradigma pela lei 13.465/2017 / The logic behind landholding regularization policies: the paradigm changed by law 13.465/2017
author Ferreira Filho, Paulo Sérgio
author_facet Ferreira Filho, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Filho, Paulo Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Regularização fundiária urbana
topic Regularização fundiária urbana
description DOI: 10.12957/rdc.2018.32040Resumo As políticas de regularização fundiária devem ser cuidadosamente planejadas e executadas, refletindo as normas sociais nas comunidades beneficiárias, bem como, aliada à titulação da propriedade, implementar uma rede de serviços públicos e infraestrutura urbana. Tal conclusão é atingida após a análise econômica dos impactos dos referidos programas, apontando como a Lei 13.465/2017 operou uma mudança de lógica no marco legal da regularização fundiária, centrando-se numa lógica de mercado. Contudo, aponta-se que uma mera lógica de concessão de títulos de propriedade individualizada pode aumentar a vulnerabilidade dos beneficiários, causando uma maior insegurança da posse dos imóveis por eles exercida, o que seria sinal do fracasso de uma política pública que deve estar voltada para a efetivação do direito social à moradia e a diminuição da pobreza. Daí a necessidade de cada projeto se atentar para os usos e costumes da comunidade afetada, a melhoria efetiva das condições urbanas e de habitabilidade, bem como a criação de mecanismos para que incentivem que as pessoas beneficiadas continuem na formalidade após a execução do programa.  Palavras-chave: Regularização Fundiária; Titulação da Propriedade; Custos de Transação; Análise Econômica do Direito; Direitos de Propriedade.  Abstract Landholding regularization policies must be carefully planned and performed, reflecting social norms in the beneficiary communities, and also, allied with property titling, implement a network of public services and urban infrastructure. This conclusion is alighted upon the economic analysis of the impacts of these programs, indicating how Law 13,465/2017 operated a logic change in the legal framework of landholding regularization, focusing on a market logic. However, it is pointed out that a mere logic of granting individualized title deeds can increase the vulnerability of the beneficiaries, causing greater insecurity on the properties tenure, which would be a sign of the failure of a public policy that should be directed towards the achievement of the social right to housing and the reduction of poverty. Hence the need for each project to pay proper regard to the use and customs of the impacted community, the effective improvement of urban conditions and habitability, and also the creation of mechanisms to encourage beneficiaries to continue in formality after the execution of the program.  Keywords: Landholding Regularization; Land Titling; Transaction Costs; Economic Analysis of Law; Property Rights.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32040
10.12957/rdc.2018.32040
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32040
identifier_str_mv 10.12957/rdc.2018.32040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/32040/26007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade; v. 10 n. 3 (2018): Revista de Direito da Cidade - Vol. 10, N°3; 1449-1482
2317-7721
reponame:Revista de Direito da Cidade
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Direito da Cidade
collection Revista de Direito da Cidade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br
_version_ 1799318451576111104