Economia criativa no estado de Minas Gerais / Creative economy in the state of Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Suzana Quinet de Andrade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Verônica Lazarini, Oliveira, Evelim Nascimento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/22307
Resumo: Trabalho enviado em 03 de abril de 2016. Aceito em 17 de julho de 2016.DOI: 10.12957/rdc.2016.22307ResumoO desenvolvimento de um país ou de uma região está cada dia mais dependente de inovações, tanto de tecnologias quanto de recursos renováveis e de ideias, porém esta última quando interligada à criatividade, a imaginação e a inovação abrem novas possibilidades de crescimento e desenvolvimento. Assim, o trabalho busca analisar qual a participação da economia criativa nos municípios do Estado de Minas Gerais. O trabalho utiliza dados da RAIS e o período de análise é o ano de 2012. Os resultados revelam que o estado de Minas Gerais possui 863.969 empregos criativos espalhados por 105.615 estabelecimentos, a grande maioria de pequeno porte. A maioria da força de trabalho possui graus de instrução até o Ensino Fundamental e Ensino Médio Completo. Dos 853 municípios que compõem o estado, os que se destacam possuindo atividades da cadeia criativa se localizam principalmente nas Regiões Metropolitana, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas, estando as atividades principalmente concentradas na região da capital.Palavras-chave: economia criativa, cidades criativas, atividades criativas, Minas Gerais.AbstractThe development of a country or a region is increasingly dependent on innovations of both technologies and renewable resources and ideas, but the latter, when linked to creativity, imagination and innovation, opens new possibilities for growth and development. Thus, the work seeks to analyze the participation of the creative economy in the municipalities of the State of Minas Gerais. The work uses data from the RAIS and the analysis period is the year 2012. The results reveals that the state of Minas Gerais has 863,969 creative jobs spread across 105,615 establishments, the vast majority of them small. Most of the workforce has degrees of instruction through Elementary and High School Completion. Of the 853 municipalities that make up the state, the ones that stand out having activities of the creative chain are located mainly in the Metropolitan, Mata, Campo das Verentes and Sul de Minas Regions, with activities mainly concentrated in the region of the capital.Keywords: creative economy, creative cities, creative activities, Minas Gerais
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