INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE CONFIABILIDADE NA CONTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE EVOCAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS COMBINADA COM ANACOR E HOMALS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15109 |
Resumo: | A contabilidade existe para atribuir valores aos elementos patrimoniais segundo regras prescritas pelas normas contábeis e, mais recentemente, no Brasil, pelo referencial conceitual do CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Desta forma, a principal tarefa da contabilidade é apresentar constructos que representem os elementos do patrimônio e do resultado de maneira a permitir a tomada de decisão e a formulação de políticas públicas que se baseiem nestes elementos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a percepção sobre alguns dos principais constructos da contabilidade - Lucro; Lucro contábil; Padrões contábeis e Contabilidade após o processo de harmonização contábil pois, uma das questões fundamentais neste caso é entender se os constructos contábeis são considerados confiáveis. Adicionalmente, inclui-se o termo Lucro econômico como forma de se identificar alguma preferência em relação aos termos contábeis. Para tanto, promoveu-se uma pesquisa utilizando-se a técnica da evocação livre de palavras. Para implementação da pesquisa, utilizou-se uma amostra não estatística composta por um grupo de 104 alunos, sendo: 37 alunos do último ano de Graduação em Ciências Contábeis; 37alunos do último ano de Graduação em Administração e 28 alunos pertencentes a um Programa de Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário semi-dirigido elaborado segundo a técnica da evocação livre de palavras, a qual tem sido utilizada por pesquisadores que apresentam interesse nas representações sociais de diferentes fenômenos. Os procedimentos utilizados para a avaliação dos resultados foram a análise de correspondência simples (ANACOR) e análise de homogeneidade (HOMALS). Os resultados demonstraram variações significativas quanto à percepção dos alunos em relação aos respectivos cursos. Os resultados que foram baseados nas representações apresentados pelos estudantes de cada curso, apontaram para opiniões que não podem ser consideradas unânimes entre os estudantes, todavia, os resultados deixaram claro que nenhum dos conceitos apresentados revelou-se um motivador inconteste de representações que suscitassem uma visão positiva, pelo contrário, as respostas e suas combinações indicaram que as representações indicam evidências de representações negativas em relação a vários termos propostos. |
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