O que os investidores não veem, o mercado não sente: reflexões sobre a divulgação voluntária de informações prospectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Vagner Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Daniela Pirolo, Soares, Rodrigo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/53140
Resumo: O estudo objetiva sintetizar os efeitos da divulgação voluntária das informações prospectivas, guidance, no comportamento das empresas. Para tanto, realiza-se a revisão narrativa da literatura afim de estabelecer proposições teóricas testáveis, identifica-se os setores e os grupos empresariais que adotaram essa forma de divulgação. Entre as proposições, sugere-se que o guidance conduz à efeitos mistos na assimetria informacional; incentiva positivamente o comportamento míope; e pondera-se que a narrativa contábil na construção das informações prospectivas pode influenciar stakeholders e impactar no desempenho empresarial. Nota-se que 128 empresas, dentre 331 analisadas, optaram pela divulgação do guidance (39%), sendo predominante em setores regulados, como em comunicação e energia elétrica. No entanto, setores de tecnologia e industriais apresentam menor aderência à prática contábil, o que pode estar associado ao nível de incerteza desses ambientes. O estudo contribui ao apontar os potenciais efeitos do guidance e ao indicar caminhos para investigação. De forma prática, o estudo contribui aos gestores para atentarem-se ao tipo e a forma das divulgações adotadas no guidance, pois podem influenciar na interpretação e nas decisões dos investidores.
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