FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever, Felipe Pereira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lunkes, Rogério João, Schnorrenberger, Darci, Gasparetto, Valdirene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390
Resumo: ResumoO objetivo deste estudo é identificar as principais estratégias de precificação utilizadas por empresas industriais de Santa Catarina. Para tanto, selecionou-se as 100 maiores em termos de número de empregados, segundo a FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário e obteve-se um retorno de 12%. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quali-quantitativo, conduzido por levantamento e amostragem por acessibilidade. Os resultados demonstram que na formação de preços as informações de custos, obtidas por meio do custeio por absorção, são utilizadas em conjunto com outros fatores como a sensibilidade do consumidor em relação ao preço. A estratégia mais adotada pelas empresas é a de igualar os preços aos dos concorrentes, juntamente com a de pacote e múltiplas unidades de preço. Observou-se também que na maioria das empresas pesquisadas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda sinalizando a relevância do tema para as organizações.Palavras-chave: Preço de venda; Estratégias de preços; Empresas industriais.Price Formation: a Study in Industrial Companies in Santa CatarinaABSTRACTThe aim of this study is to identify key pricing strategies used by industries in Santa Catarina. To this end, it was selected the top 100 in terms of number of employees, according to FIESC. Data collection was conducted through a questionnaire and obtained a return of 12%. The methodological design was descriptive, qualitative and quantitative in nature, conducted by survey and sample accessibility. The results show that the pricing cost information, obtained through the absorption costing, are used in conjunction with other factors such as consumer sensitivity to the price. The strategy adopted by most industries is to equalize the prices of competitors, along with the package and price multiple units. We also observed that most of the companies surveyed the board participates effectively in the decision of the selling price, signaling relevance for the organizations. Keywords: Price; Pricing strategies; Industrial companies.
id UERJ-6_8ea76dfe849db704e2ccd720f9ee40eb
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5390
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINAResumoO objetivo deste estudo é identificar as principais estratégias de precificação utilizadas por empresas industriais de Santa Catarina. Para tanto, selecionou-se as 100 maiores em termos de número de empregados, segundo a FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário e obteve-se um retorno de 12%. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quali-quantitativo, conduzido por levantamento e amostragem por acessibilidade. Os resultados demonstram que na formação de preços as informações de custos, obtidas por meio do custeio por absorção, são utilizadas em conjunto com outros fatores como a sensibilidade do consumidor em relação ao preço. A estratégia mais adotada pelas empresas é a de igualar os preços aos dos concorrentes, juntamente com a de pacote e múltiplas unidades de preço. Observou-se também que na maioria das empresas pesquisadas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda sinalizando a relevância do tema para as organizações.Palavras-chave: Preço de venda; Estratégias de preços; Empresas industriais.Price Formation: a Study in Industrial Companies in Santa CatarinaABSTRACTThe aim of this study is to identify key pricing strategies used by industries in Santa Catarina. To this end, it was selected the top 100 in terms of number of employees, according to FIESC. Data collection was conducted through a questionnaire and obtained a return of 12%. The methodological design was descriptive, qualitative and quantitative in nature, conducted by survey and sample accessibility. The results show that the pricing cost information, obtained through the absorption costing, are used in conjunction with other factors such as consumer sensitivity to the price. The strategy adopted by most industries is to equalize the prices of competitors, along with the package and price multiple units. We also observed that most of the companies surveyed the board participates effectively in the decision of the selling price, signaling relevance for the organizations. Keywords: Price; Pricing strategies; Industrial companies.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2012-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 n. 2 (2012); 14-271984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390/4096Canever, Felipe PereiraLunkes, Rogério JoãoSchnorrenberger, DarciGasparetto, Valdireneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:17:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5390Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:17:57Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
title FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
spellingShingle FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
Canever, Felipe Pereira
title_short FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
title_full FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
title_fullStr FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
title_sort FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA
author Canever, Felipe Pereira
author_facet Canever, Felipe Pereira
Lunkes, Rogério João
Schnorrenberger, Darci
Gasparetto, Valdirene
author_role author
author2 Lunkes, Rogério João
Schnorrenberger, Darci
Gasparetto, Valdirene
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever, Felipe Pereira
Lunkes, Rogério João
Schnorrenberger, Darci
Gasparetto, Valdirene
description ResumoO objetivo deste estudo é identificar as principais estratégias de precificação utilizadas por empresas industriais de Santa Catarina. Para tanto, selecionou-se as 100 maiores em termos de número de empregados, segundo a FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário e obteve-se um retorno de 12%. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quali-quantitativo, conduzido por levantamento e amostragem por acessibilidade. Os resultados demonstram que na formação de preços as informações de custos, obtidas por meio do custeio por absorção, são utilizadas em conjunto com outros fatores como a sensibilidade do consumidor em relação ao preço. A estratégia mais adotada pelas empresas é a de igualar os preços aos dos concorrentes, juntamente com a de pacote e múltiplas unidades de preço. Observou-se também que na maioria das empresas pesquisadas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda sinalizando a relevância do tema para as organizações.Palavras-chave: Preço de venda; Estratégias de preços; Empresas industriais.Price Formation: a Study in Industrial Companies in Santa CatarinaABSTRACTThe aim of this study is to identify key pricing strategies used by industries in Santa Catarina. To this end, it was selected the top 100 in terms of number of employees, according to FIESC. Data collection was conducted through a questionnaire and obtained a return of 12%. The methodological design was descriptive, qualitative and quantitative in nature, conducted by survey and sample accessibility. The results show that the pricing cost information, obtained through the absorption costing, are used in conjunction with other factors such as consumer sensitivity to the price. The strategy adopted by most industries is to equalize the prices of competitors, along with the package and price multiple units. We also observed that most of the companies surveyed the board participates effectively in the decision of the selling price, signaling relevance for the organizations. Keywords: Price; Pricing strategies; Industrial companies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5390/4096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 n. 2 (2012); 14-27
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428369027072