Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever, Felipe Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126114
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_ae6253c5989deb860af4a92785f85233
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126114
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa CatarinaEstratégias de preço de vendaMétodos de preço de vendaMétodo de custoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO presente estudo teve como objetivo evidenciar as principais estratégias e métodos de formação do preço de venda, utilizados em indústrias do Estado de Santa Catarina, tendo como parâmetro o número de empregados. A metodologia utilizada consiste na pesquisa exploratória descritiva, e pode, ainda, ser classificada como survey. Foram selecionadas as 100 maiores indústrias de Santa Catarina, desconsiderando as filiais, de acordo com uma listagem adquirida junto à FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário enviado por meio eletrônico e obteve-se um retorno de 12 indústrias, que constituem a amostra do presente estudo. Os resultados encontrados demonstram que as indústrias catarinenses estão inseridas em um mercado acirrado tendo na qualidade do produto um fator chave de sucesso. Todas as empresas da amostra atendem, em algum percentual, o mercado externo. A maioria das indústrias utiliza um método de custos para a formação do preço de venda e tem como parâmetro os preços de mercado. A estratégia de preço de venda mais adotada pelas indústrias é a de igualar ao preço dos concorrentes e, a estratégia de pacote e múltiplas unidades de preço demonstrando a capacidade de produção das indústrias pesquisadas. Cabe ressaltar que na maioria das empresas pesquisas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda.FlorianópolisLunkes, Rogério JoãoUniversidade Federal de Santa Catarina.Canever, Felipe Pereira2014-10-14T12:34:00Z2014-10-14T12:34:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisf.60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126114porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-14T12:34:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-10-14T12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
title Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
spellingShingle Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
Canever, Felipe Pereira
Estratégias de preço de venda
Métodos de preço de venda
Método de custo
title_short Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
title_full Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
title_fullStr Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
title_full_unstemmed Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
title_sort Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina
author Canever, Felipe Pereira
author_facet Canever, Felipe Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunkes, Rogério João
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever, Felipe Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de preço de venda
Métodos de preço de venda
Método de custo
topic Estratégias de preço de venda
Métodos de preço de venda
Método de custo
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2014-10-14T12:34:00Z
2014-10-14T12:34:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126114
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
60 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652026511360000