MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcel Pezenatto da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Petri, Sérgio Murilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963
Resumo: Este artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa.   Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil.
id UERJ-6_9d0e4e7840a8bd36264cfdda804b92a3
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15963
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLISMensuração do Valor Contábil da MarcaAtivo IntangívelControle ContábilEste artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa.   Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1596310.12979/15963Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 67-861984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963/pdfSilva, Marcel Pezenatto daPetri, Sérgio Muriloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T16:00:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15963Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2017-02-01T16:00:04Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
title MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
spellingShingle MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Silva, Marcel Pezenatto da
Mensuração do Valor Contábil da Marca
Ativo Intangível
Controle Contábil
title_short MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
title_full MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
title_fullStr MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
title_full_unstemmed MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
title_sort MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
author Silva, Marcel Pezenatto da
author_facet Silva, Marcel Pezenatto da
Petri, Sérgio Murilo
author_role author
author2 Petri, Sérgio Murilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcel Pezenatto da
Petri, Sérgio Murilo
dc.subject.por.fl_str_mv Mensuração do Valor Contábil da Marca
Ativo Intangível
Controle Contábil
topic Mensuração do Valor Contábil da Marca
Ativo Intangível
Controle Contábil
description Este artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa.   Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963
10.12979/15963
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963
identifier_str_mv 10.12979/15963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 67-86
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318429818159104