MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963 |
Resumo: | Este artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa. Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil. |
id |
UERJ-6_9d0e4e7840a8bd36264cfdda804b92a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15963 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLISMensuração do Valor Contábil da MarcaAtivo IntangívelControle ContábilEste artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa. Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1596310.12979/15963Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 67-861984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963/pdfSilva, Marcel Pezenatto daPetri, Sérgio Muriloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T16:00:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15963Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2017-02-01T16:00:04Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
title |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
spellingShingle |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS Silva, Marcel Pezenatto da Mensuração do Valor Contábil da Marca Ativo Intangível Controle Contábil |
title_short |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
title_full |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
title_fullStr |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
title_full_unstemmed |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
title_sort |
MENSURAÇÃO DO VALOR CONTÁBIL DA MARCA DO GRUPO ÁGUA MINERAL ALFA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS |
author |
Silva, Marcel Pezenatto da |
author_facet |
Silva, Marcel Pezenatto da Petri, Sérgio Murilo |
author_role |
author |
author2 |
Petri, Sérgio Murilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcel Pezenatto da Petri, Sérgio Murilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mensuração do Valor Contábil da Marca Ativo Intangível Controle Contábil |
topic |
Mensuração do Valor Contábil da Marca Ativo Intangível Controle Contábil |
description |
Este artigo tem como desígnio a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa, visando proporcionar, aos diretores e responsáveis diretos da empresa, o controle sobre um ativo intangível muito requisitado atualmente, facilitando o processo de tomada de decisão no que se refere a sua representatividade no mercado. Nesta ótica, o trabalho incorpora métodos quantitativos de pesquisa e técnicas bibliográficas, que permitirão uma maior compreensão sobre os ativos intangíveis, em especial o ativo Marca, e abrangerá uma revisão da literatura nos temas associados aos estudos contábeis, administrativos e matemáticos e nas modernas técnicas e fórmulas, com base principal na de índice valor empresa/vendas de Schmidt e Santos, utilizadas para encontrar índices e valores que, em conjunto, possibilitam a explicação e valoração muito aproximada do bem incorpóreo em questão. Desta forma, em cumprimento com os objetivos delineados nesse estudo, foram analisadas as demonstrações financeiro-contábeis e modelos de controle administrativo, no intuito de levantar os dados necessários para a mensuração do valor contábil da Marca do Grupo Água Mineral Alfa e validar os métodos utilizados para os cálculos, que permitiram chegar a um resultado. Como propósito final, o trabalho proporciona, aos usuários da informação e profissionais da área financeira-contábil, o detalhamento de todo o processo de captação de dados e cálculos, possibilitando que os mesmos sejam capazes de realizar todo o procedimento de mensuração. Em última análise, determina a importância do estudo e da utilização desse instrumento de acompanhamento e controle contábil para o resultado da empresa. Palavras-chave: Mensuração do Valor Contábil da Marca. Ativo Intangível. Controle Contábil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963 10.12979/15963 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963 |
identifier_str_mv |
10.12979/15963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/15963/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 21 n. 2 (2016); 67-86 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318429818159104 |