Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horz, Vagner
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lunardi, Micheli Aparecida, Silva, Marcia Zanievicz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315
Resumo: O estudo objetivou analisar o efeito do suporte organizacional e e da gestão de conhecimento na relação das práticas de gestão de riscos no desempenho organizacional. Foi aplicado uma pesquisa survey com gestores das cervejarias artesanais brasileiras que resultou em 101 respondentes. Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e análise comparativa qualitativa de conjunto fuzzy (FsQCA). Os achados demonstram relação entre as práticas de gestão de riscos e desempenho organizacional. Os resultados também apontam que o controle de risco nas tomadas de decisão estratégica é influenciado pelas práticas de gestão de conhecimento e suporte organizacional. As práticas de gestão de risco demonstram-se relaciodas positivamente com o desempenho organizacional. Conclui-se que o conhecimento e o suporte adequado favorecem no gerenciamento de riscos e readequação de processos internos resultam no alto desempenho das organizações. A análise FsQCA demonstra que as organizações que apresentam alto desempenho devem conciliar o conhecimento, e o suporte organizacional favorecendo às práticas de gestão de riscos. E as organizações que possuem gestão de riscos e o suporte organizacional por maior tempo no mercado das cervejarias, possibilita o desenvolvimento da gestão de riscos e o alto desempenho. O estudo tem implicações que o conhecimento e o suporte organizacional favorecem a maturidade da gestão de riscos, o que contribuim para o desempenho das organizações cervejeiras.
id UERJ-6_b138728f1df83e2c1ff3e53ba0639385
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78315
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacionalSuporte OrganizacionalGestão de ConhecimentoGestão de RiscosDesempenho OrganizacionalO estudo objetivou analisar o efeito do suporte organizacional e e da gestão de conhecimento na relação das práticas de gestão de riscos no desempenho organizacional. Foi aplicado uma pesquisa survey com gestores das cervejarias artesanais brasileiras que resultou em 101 respondentes. Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e análise comparativa qualitativa de conjunto fuzzy (FsQCA). Os achados demonstram relação entre as práticas de gestão de riscos e desempenho organizacional. Os resultados também apontam que o controle de risco nas tomadas de decisão estratégica é influenciado pelas práticas de gestão de conhecimento e suporte organizacional. As práticas de gestão de risco demonstram-se relaciodas positivamente com o desempenho organizacional. Conclui-se que o conhecimento e o suporte adequado favorecem no gerenciamento de riscos e readequação de processos internos resultam no alto desempenho das organizações. A análise FsQCA demonstra que as organizações que apresentam alto desempenho devem conciliar o conhecimento, e o suporte organizacional favorecendo às práticas de gestão de riscos. E as organizações que possuem gestão de riscos e o suporte organizacional por maior tempo no mercado das cervejarias, possibilita o desenvolvimento da gestão de riscos e o alto desempenho. O estudo tem implicações que o conhecimento e o suporte organizacional favorecem a maturidade da gestão de riscos, o que contribuim para o desempenho das organizações cervejeiras.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 150-1661984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315/48928Copyright (c) 2024 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessHorz, VagnerLunardi, Micheli AparecidaSilva, Marcia Zanievicz da2024-01-03T11:27:54Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/78315Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2024-01-03T11:27:54Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
title Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
spellingShingle Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
Horz, Vagner
Suporte Organizacional
Gestão de Conhecimento
Gestão de Riscos
Desempenho Organizacional
title_short Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
title_full Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
title_fullStr Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
title_full_unstemmed Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
title_sort Antecedentes da relação entre práticas de gestão de riscos e o desempenho organizacional
author Horz, Vagner
author_facet Horz, Vagner
Lunardi, Micheli Aparecida
Silva, Marcia Zanievicz da
author_role author
author2 Lunardi, Micheli Aparecida
Silva, Marcia Zanievicz da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horz, Vagner
Lunardi, Micheli Aparecida
Silva, Marcia Zanievicz da
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte Organizacional
Gestão de Conhecimento
Gestão de Riscos
Desempenho Organizacional
topic Suporte Organizacional
Gestão de Conhecimento
Gestão de Riscos
Desempenho Organizacional
description O estudo objetivou analisar o efeito do suporte organizacional e e da gestão de conhecimento na relação das práticas de gestão de riscos no desempenho organizacional. Foi aplicado uma pesquisa survey com gestores das cervejarias artesanais brasileiras que resultou em 101 respondentes. Os dados foram analisados utilizando modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais e análise comparativa qualitativa de conjunto fuzzy (FsQCA). Os achados demonstram relação entre as práticas de gestão de riscos e desempenho organizacional. Os resultados também apontam que o controle de risco nas tomadas de decisão estratégica é influenciado pelas práticas de gestão de conhecimento e suporte organizacional. As práticas de gestão de risco demonstram-se relaciodas positivamente com o desempenho organizacional. Conclui-se que o conhecimento e o suporte adequado favorecem no gerenciamento de riscos e readequação de processos internos resultam no alto desempenho das organizações. A análise FsQCA demonstra que as organizações que apresentam alto desempenho devem conciliar o conhecimento, e o suporte organizacional favorecendo às práticas de gestão de riscos. E as organizações que possuem gestão de riscos e o suporte organizacional por maior tempo no mercado das cervejarias, possibilita o desenvolvimento da gestão de riscos e o alto desempenho. O estudo tem implicações que o conhecimento e o suporte organizacional favorecem a maturidade da gestão de riscos, o que contribuim para o desempenho das organizações cervejeiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/78315/48928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 28 n. 2 (2023); 150-166
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430481907712