ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Maia, Paulo Magno
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Souza, Rafael Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/14401
Resumo: Os fundos de investimento imobiliário foram regulamentados no Brasil em 1994, mas até o final da década seguinte sua expansão se deu de forma lenta. A partir do final da primeira década do século XXI, o mercado de fundos de investimento imobiliário passou por forte expansão. Entretanto, após sucessivos aumentos da taxa Selic ao longo do ano de 2013, a euforia por esta modalidade de investimento passou e os fundos imobiliários sofreram significativa desvalorização no valor de suas cotas negociadas no mercado secundário. O presente estudo tem por objetivo compreender a evolução do mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários no Brasil, permitindo identificar as variáveis que podem afetar o valor de suas cotas, os riscos e oportunidades envolvidas. Para isso é verificada a possível presença de correlação significativa entre o índice que mede a variação no valor das cotas dos Fundos de Investimento Imobiliários negociados no mercado secundário da Bovespa (IFIX), a Taxa Selic, o Ibovespa e o Índice Geral do Mercado Imobiliário. Foi verificado que a Selic e o IGMI-C, conjuntamente, explicaram 94,43% da variação do índice IFIX no período analisado, sendo que o IFIX apresentou correlação direta com o IGMI-C e correlação inversa com a Selic.
id UERJ-6_cbc2b269fb5634b87cad63094163bad6
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14401
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSAContabilidadeFinançasOs fundos de investimento imobiliário foram regulamentados no Brasil em 1994, mas até o final da década seguinte sua expansão se deu de forma lenta. A partir do final da primeira década do século XXI, o mercado de fundos de investimento imobiliário passou por forte expansão. Entretanto, após sucessivos aumentos da taxa Selic ao longo do ano de 2013, a euforia por esta modalidade de investimento passou e os fundos imobiliários sofreram significativa desvalorização no valor de suas cotas negociadas no mercado secundário. O presente estudo tem por objetivo compreender a evolução do mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários no Brasil, permitindo identificar as variáveis que podem afetar o valor de suas cotas, os riscos e oportunidades envolvidas. Para isso é verificada a possível presença de correlação significativa entre o índice que mede a variação no valor das cotas dos Fundos de Investimento Imobiliários negociados no mercado secundário da Bovespa (IFIX), a Taxa Selic, o Ibovespa e o Índice Geral do Mercado Imobiliário. Foi verificado que a Selic e o IGMI-C, conjuntamente, explicaram 94,43% da variação do índice IFIX no período analisado, sendo que o IFIX apresentou correlação direta com o IGMI-C e correlação inversa com a Selic.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/1440110.12979/14401Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 20 n. 2 (2015); 18-361984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/14401/pdfSilva Maia, Paulo Magnode Souza, Rafael Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-30T18:01:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14401Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2017-05-30T18:01:04Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
title ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
spellingShingle ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
Silva Maia, Paulo Magno
Contabilidade
Finanças
title_short ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
title_full ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
title_fullStr ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
title_sort ANÁLISE DO MERCADO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO NEGOCIADOS NA BOLSA
author Silva Maia, Paulo Magno
author_facet Silva Maia, Paulo Magno
de Souza, Rafael Morais
author_role author
author2 de Souza, Rafael Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Maia, Paulo Magno
de Souza, Rafael Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Finanças
topic Contabilidade
Finanças
description Os fundos de investimento imobiliário foram regulamentados no Brasil em 1994, mas até o final da década seguinte sua expansão se deu de forma lenta. A partir do final da primeira década do século XXI, o mercado de fundos de investimento imobiliário passou por forte expansão. Entretanto, após sucessivos aumentos da taxa Selic ao longo do ano de 2013, a euforia por esta modalidade de investimento passou e os fundos imobiliários sofreram significativa desvalorização no valor de suas cotas negociadas no mercado secundário. O presente estudo tem por objetivo compreender a evolução do mercado de Fundos de Investimentos Imobiliários no Brasil, permitindo identificar as variáveis que podem afetar o valor de suas cotas, os riscos e oportunidades envolvidas. Para isso é verificada a possível presença de correlação significativa entre o índice que mede a variação no valor das cotas dos Fundos de Investimento Imobiliários negociados no mercado secundário da Bovespa (IFIX), a Taxa Selic, o Ibovespa e o Índice Geral do Mercado Imobiliário. Foi verificado que a Selic e o IGMI-C, conjuntamente, explicaram 94,43% da variação do índice IFIX no período analisado, sendo que o IFIX apresentou correlação direta com o IGMI-C e correlação inversa com a Selic.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/14401
10.12979/14401
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/14401
identifier_str_mv 10.12979/14401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/14401/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 20 n. 2 (2015); 18-36
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318429803479040