USO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO EM CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5525 |
Resumo: | Resumo O objetivo principal deste estudo consiste na análise do conceito de margem de contribuição comoferramenta estratégica para avaliação da atividade operacional de transporte coletivo urbano de passageiro.Para isso, buscou-se estudar o gerenciamento dos custos, em função da adoção de preços regulados, emuma empresa de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Foi estudado o caso da empresa Barramar,que opera na cidade de Salvador, Bahia. O processo de coleta de dados se deu através de entrevistas,análise de documentos internos e relatórios gerenciais da companhia, quando foram estudadas as variáveisque compõem o preço do serviço, além da metodologia adotada para a apuração e gerenciamento doscustos. Os resultados encontrados evidenciaram que a utilização da margem de contribuição, comoferramenta gerencial no processo de análise do custo de transporte coletivo urbano, torna-se um importanteinstrumento na avaliação da rentabilidade das linhas integrantes do sistema de transporte coletivo urbanode passageiros, sinalizando, não só para as empresa, como também para o poder público concedente, aslinhas deficitárias, que não são auto-sustentáveis e podem contaminar todo o sistema. Palavras-chave: Margem de Contribuição; Gestão de Custos; Transporte coletivo. THE USE OF MARGIN CONTRIBUTION IN CONTROLLERSHIP: A CASE STUDY IN ACOMPANY OF URBAN PASSENGER TRANSPORTATION ABSTRACT The main objective of this study is the analysis of the concept of margin contribution as a strategic toolfor evaluating the operational activity of public urban passenger transportation. For this, it was triedto study the management of costs, depending on the adoption of regulated prices, in a firm of publictransportation for passengers by bus. It was studied the case of Barramar company, which operates inthe city of Salvador, Bahia. The process of collecting data was through interviews, analysis of internaldocuments and management reports of the company, when it was studied the variables that make upthe price of the service, besides the methodology adopted for the investigation and management ofcosts. The results showed that the use of margin contribution as a managerial tool in the analysis of thecost of urban public transportation, becomes an important tool in assessing the profitability of the linesof the system of collective urban passenger transportation, signaling, not only for the companies, butalso for the government grantor, the deficient lines, which are not self-sustainable and can contaminatethe system as a whole. Keywords: Margin contribution; Management costs; Public transportation. |
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USO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO EM CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROResumo O objetivo principal deste estudo consiste na análise do conceito de margem de contribuição comoferramenta estratégica para avaliação da atividade operacional de transporte coletivo urbano de passageiro.Para isso, buscou-se estudar o gerenciamento dos custos, em função da adoção de preços regulados, emuma empresa de transporte coletivo de passageiros por ônibus. Foi estudado o caso da empresa Barramar,que opera na cidade de Salvador, Bahia. O processo de coleta de dados se deu através de entrevistas,análise de documentos internos e relatórios gerenciais da companhia, quando foram estudadas as variáveisque compõem o preço do serviço, além da metodologia adotada para a apuração e gerenciamento doscustos. Os resultados encontrados evidenciaram que a utilização da margem de contribuição, comoferramenta gerencial no processo de análise do custo de transporte coletivo urbano, torna-se um importanteinstrumento na avaliação da rentabilidade das linhas integrantes do sistema de transporte coletivo urbanode passageiros, sinalizando, não só para as empresa, como também para o poder público concedente, aslinhas deficitárias, que não são auto-sustentáveis e podem contaminar todo o sistema. Palavras-chave: Margem de Contribuição; Gestão de Custos; Transporte coletivo. THE USE OF MARGIN CONTRIBUTION IN CONTROLLERSHIP: A CASE STUDY IN ACOMPANY OF URBAN PASSENGER TRANSPORTATION ABSTRACT The main objective of this study is the analysis of the concept of margin contribution as a strategic toolfor evaluating the operational activity of public urban passenger transportation. For this, it was triedto study the management of costs, depending on the adoption of regulated prices, in a firm of publictransportation for passengers by bus. It was studied the case of Barramar company, which operates inthe city of Salvador, Bahia. The process of collecting data was through interviews, analysis of internaldocuments and management reports of the company, when it was studied the variables that make upthe price of the service, besides the methodology adopted for the investigation and management ofcosts. The results showed that the use of margin contribution as a managerial tool in the analysis of thecost of urban public transportation, becomes an important tool in assessing the profitability of the linesof the system of collective urban passenger transportation, signaling, not only for the companies, butalso for the government grantor, the deficient lines, which are not self-sustainable and can contaminatethe system as a whole. Keywords: Margin contribution; Management costs; Public transportation. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/552510.12979/rcmccuerj.v14i2.5525Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 14 n. 2 (2009); 2-171984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5525/4014Oliveira Carvalho Junior, César Valentim deBruni Bruini, Adriano LealPaixão, Roberto BrazileiroOliveira Filho, Nivaldo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:08:34Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5525Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:08:34Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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