Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
DOI: | 10.12957/seminal.2023.72324 |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72324 |
Resumo: | Considerando a importância do dicionário como valor de referência quando há dúvidas em relação ao sentido ou à escrita de uma palavra, seja em qualquer lugar, para qualquer segmento social ou profissional e independente de faixa etária, preocupamo-nos com tratamento dado ao conceito de ‘família’ nas obras lexicográficas para o público infantil. Tomamos neste artigo, como base, a Lexicografia Pedagógica (ZGUSTA, 1971; SECO, 1987; PONTES, 2000; LANDAU, 2001; KRIEGER, 2007; GARCIA, 2006 e ZAVAGLIA; NADIN, 2019) e a Lexicologia Discursiva (ORLANDI, 2000). Analisamos oito dicionários infantis, de 1989 a 2011, incluindo alguns listados no PNLD Dicionários (BRASIL, 2012). Percebemos que a análise discursiva das definições dos nomes de família, apresentadas pelas obras lexicográficas utilizadas como fonte para esta pesquisa, revela uma visão de mundo que acaba reforçando um modelo de família tradicional, formado pelo núcleo familiar (pai, mãe e filhos biológicos) ou por pessoas que compartilham algum grau de parentesco e que vivem sob o mesmo teto. Dessa forma, os dicionários acabam excluindo outros modelos de família, tais como as homoparentais, monoparentais, adotivas, heteronormativas sem filhos etc. |
id |
UERJ-7_0ebd088cc2bba7c41773e218bfc855aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72324 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
spelling |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantisDicionáriosLéxicoLexicografia PedagógicaLexicografia DiscursivaFamília.Considerando a importância do dicionário como valor de referência quando há dúvidas em relação ao sentido ou à escrita de uma palavra, seja em qualquer lugar, para qualquer segmento social ou profissional e independente de faixa etária, preocupamo-nos com tratamento dado ao conceito de ‘família’ nas obras lexicográficas para o público infantil. Tomamos neste artigo, como base, a Lexicografia Pedagógica (ZGUSTA, 1971; SECO, 1987; PONTES, 2000; LANDAU, 2001; KRIEGER, 2007; GARCIA, 2006 e ZAVAGLIA; NADIN, 2019) e a Lexicologia Discursiva (ORLANDI, 2000). Analisamos oito dicionários infantis, de 1989 a 2011, incluindo alguns listados no PNLD Dicionários (BRASIL, 2012). Percebemos que a análise discursiva das definições dos nomes de família, apresentadas pelas obras lexicográficas utilizadas como fonte para esta pesquisa, revela uma visão de mundo que acaba reforçando um modelo de família tradicional, formado pelo núcleo familiar (pai, mãe e filhos biológicos) ou por pessoas que compartilham algum grau de parentesco e que vivem sob o mesmo teto. Dessa forma, os dicionários acabam excluindo outros modelos de família, tais como as homoparentais, monoparentais, adotivas, heteronormativas sem filhos etc.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7232410.12957/seminal.2023.72324Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72324/46077Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Liska, Geraldo Joseda Silva, Jeander CristianOliveira Reis, Raquel2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72324Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
title |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
spellingShingle |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis Rodrigues Liska, Geraldo Jose Dicionários Léxico Lexicografia Pedagógica Lexicografia Discursiva Família. Rodrigues Liska, Geraldo Jose Dicionários Léxico Lexicografia Pedagógica Lexicografia Discursiva Família. |
title_short |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
title_full |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
title_fullStr |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
title_full_unstemmed |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
title_sort |
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis |
author |
Rodrigues Liska, Geraldo Jose |
author_facet |
Rodrigues Liska, Geraldo Jose Rodrigues Liska, Geraldo Jose da Silva, Jeander Cristian Oliveira Reis, Raquel da Silva, Jeander Cristian Oliveira Reis, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Jeander Cristian Oliveira Reis, Raquel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Liska, Geraldo Jose da Silva, Jeander Cristian Oliveira Reis, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dicionários Léxico Lexicografia Pedagógica Lexicografia Discursiva Família. |
topic |
Dicionários Léxico Lexicografia Pedagógica Lexicografia Discursiva Família. |
description |
Considerando a importância do dicionário como valor de referência quando há dúvidas em relação ao sentido ou à escrita de uma palavra, seja em qualquer lugar, para qualquer segmento social ou profissional e independente de faixa etária, preocupamo-nos com tratamento dado ao conceito de ‘família’ nas obras lexicográficas para o público infantil. Tomamos neste artigo, como base, a Lexicografia Pedagógica (ZGUSTA, 1971; SECO, 1987; PONTES, 2000; LANDAU, 2001; KRIEGER, 2007; GARCIA, 2006 e ZAVAGLIA; NADIN, 2019) e a Lexicologia Discursiva (ORLANDI, 2000). Analisamos oito dicionários infantis, de 1989 a 2011, incluindo alguns listados no PNLD Dicionários (BRASIL, 2012). Percebemos que a análise discursiva das definições dos nomes de família, apresentadas pelas obras lexicográficas utilizadas como fonte para esta pesquisa, revela uma visão de mundo que acaba reforçando um modelo de família tradicional, formado pelo núcleo familiar (pai, mãe e filhos biológicos) ou por pessoas que compartilham algum grau de parentesco e que vivem sob o mesmo teto. Dessa forma, os dicionários acabam excluindo outros modelos de família, tais como as homoparentais, monoparentais, adotivas, heteronormativas sem filhos etc. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72324 10.12957/seminal.2023.72324 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72324 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2023.72324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72324/46077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1822182715262238720 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12957/seminal.2023.72324 |