CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTELHO, Patricia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20319
Resumo: Esse trabalho discute a qualidade das atividades escolares de leitura de livros didáticos, sabendo-se que essa atividade é largamente requerida no ambiente escolar. É fato que os alunos, enquanto leem, acessam o seu conhecimento prévio para constituir noções que lhes permitam tentar compreender um dado texto. O uso consciente do conhecimento prévio em leitura é uma estratégia metacognitiva, porque leva em conta a capacidade da pessoa em monitorar e regular suas atividades cognitivas, potencializando o trabalho da mente requerido em atividades escolares. Acreditamos que um estudo com conceitos caros a essa teoria mostrará claramente a influência do conhecimento prévio do aluno no desenvolvimento de atividades de leitura. Em via de discutir e apontar soluções para os problemas relacionados à exploração ineficiente do conhecimento prévio nas atividades de leitura nos livros didáticos, realizamos um estudo comparativo entre as perguntas de interpretação de texto presentes no livro didático empregado no sexto ano da rede municipal de ensino e novas perguntas formuladas por nós para um teste de leitura com o mesmo texto, mas em turma diferente; essas perguntas consideram o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto abordado e o ajudam a explorá-lo. O cotejo entre as atividades do livro e as elaboradas por nós objetiva verificar como se pode alcançar a melhoria da qualidade de leitura na escola, avaliar que tipos de estratégias de acesso ao conhecimento prévio podem viabilizar essa melhoria e comparar o saber do aluno envolvido na compreensão do que lê, em relação aos objetivos traçados pelos materiais didáticos.
id UERJ-7_17fd9863e8425ad95962ce1c6c40e84e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20319
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?Conhecimento prévioMetacogniçãoEnsino de leituraEsse trabalho discute a qualidade das atividades escolares de leitura de livros didáticos, sabendo-se que essa atividade é largamente requerida no ambiente escolar. É fato que os alunos, enquanto leem, acessam o seu conhecimento prévio para constituir noções que lhes permitam tentar compreender um dado texto. O uso consciente do conhecimento prévio em leitura é uma estratégia metacognitiva, porque leva em conta a capacidade da pessoa em monitorar e regular suas atividades cognitivas, potencializando o trabalho da mente requerido em atividades escolares. Acreditamos que um estudo com conceitos caros a essa teoria mostrará claramente a influência do conhecimento prévio do aluno no desenvolvimento de atividades de leitura. Em via de discutir e apontar soluções para os problemas relacionados à exploração ineficiente do conhecimento prévio nas atividades de leitura nos livros didáticos, realizamos um estudo comparativo entre as perguntas de interpretação de texto presentes no livro didático empregado no sexto ano da rede municipal de ensino e novas perguntas formuladas por nós para um teste de leitura com o mesmo texto, mas em turma diferente; essas perguntas consideram o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto abordado e o ajudam a explorá-lo. O cotejo entre as atividades do livro e as elaboradas por nós objetiva verificar como se pode alcançar a melhoria da qualidade de leitura na escola, avaliar que tipos de estratégias de acesso ao conhecimento prévio podem viabilizar essa melhoria e comparar o saber do aluno envolvido na compreensão do que lê, em relação aos objetivos traçados pelos materiais didáticos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2031910.12957/cadsem.2015.20319Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20319/15048BOTELHO, Patricia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T16:37:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20319Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-01-13T16:37:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
title CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
spellingShingle CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
BOTELHO, Patricia Ferreira
Conhecimento prévio
Metacognição
Ensino de leitura
title_short CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
title_full CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
title_fullStr CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
title_full_unstemmed CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
title_sort CONHECIMENTO PRÉVIO, METACOGNIÇÃO E LEITURA – COMO OS ALUNOS ACIONAM AS INFORMAÇÕES NAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO?
author BOTELHO, Patricia Ferreira
author_facet BOTELHO, Patricia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTELHO, Patricia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento prévio
Metacognição
Ensino de leitura
topic Conhecimento prévio
Metacognição
Ensino de leitura
description Esse trabalho discute a qualidade das atividades escolares de leitura de livros didáticos, sabendo-se que essa atividade é largamente requerida no ambiente escolar. É fato que os alunos, enquanto leem, acessam o seu conhecimento prévio para constituir noções que lhes permitam tentar compreender um dado texto. O uso consciente do conhecimento prévio em leitura é uma estratégia metacognitiva, porque leva em conta a capacidade da pessoa em monitorar e regular suas atividades cognitivas, potencializando o trabalho da mente requerido em atividades escolares. Acreditamos que um estudo com conceitos caros a essa teoria mostrará claramente a influência do conhecimento prévio do aluno no desenvolvimento de atividades de leitura. Em via de discutir e apontar soluções para os problemas relacionados à exploração ineficiente do conhecimento prévio nas atividades de leitura nos livros didáticos, realizamos um estudo comparativo entre as perguntas de interpretação de texto presentes no livro didático empregado no sexto ano da rede municipal de ensino e novas perguntas formuladas por nós para um teste de leitura com o mesmo texto, mas em turma diferente; essas perguntas consideram o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto abordado e o ajudam a explorá-lo. O cotejo entre as atividades do livro e as elaboradas por nós objetiva verificar como se pode alcançar a melhoria da qualidade de leitura na escola, avaliar que tipos de estratégias de acesso ao conhecimento prévio podem viabilizar essa melhoria e comparar o saber do aluno envolvido na compreensão do que lê, em relação aos objetivos traçados pelos materiais didáticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20319
10.12957/cadsem.2015.20319
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20319
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2015.20319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20319/15048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408580300800