LITERATURA COMPARADA E ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: A MARCHA DE SOLDADOS DE SALAMINA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12020 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discorrer sobre as relaçõesentre literatura e cinema a partir da adaptação cinematográfica daobra Soldados de Salamina, de Javier Cercas. Para fundamentar aanálise realiza-se uma introdução sobre a literatura comparada,com base em autores como Coutinho e Carvalhal. Em seguida, ofoco recai sobre os desdobramentos da literatura comparada noséculo XX, momento em que a área se consolida como espaçopossível de estudos sobre adaptação nas mais diferentes mídias.Com base na teoria da adaptação de Hutcheon e na metodologia deanálise adaptativa de Stam, que fixa como elementos de abordagem“personagens”, “permutas e modificações da história”, “autoria” e“contexto”, conclui-se que Soldados de Salamina se enriquece com o processo adaptativo, pois a partir dele se apresenta apossibilidade de novas leituras da narrativa. |
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LITERATURA COMPARADA E ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: A MARCHA DE SOLDADOS DE SALAMINAO artigo tem como objetivo discorrer sobre as relaçõesentre literatura e cinema a partir da adaptação cinematográfica daobra Soldados de Salamina, de Javier Cercas. Para fundamentar aanálise realiza-se uma introdução sobre a literatura comparada,com base em autores como Coutinho e Carvalhal. Em seguida, ofoco recai sobre os desdobramentos da literatura comparada noséculo XX, momento em que a área se consolida como espaçopossível de estudos sobre adaptação nas mais diferentes mídias.Com base na teoria da adaptação de Hutcheon e na metodologia deanálise adaptativa de Stam, que fixa como elementos de abordagem“personagens”, “permutas e modificações da história”, “autoria” e“contexto”, conclui-se que Soldados de Salamina se enriquece com o processo adaptativo, pois a partir dele se apresenta apossibilidade de novas leituras da narrativa.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1202010.12957/cadsem.2013.12020Caderno Seminal; v. 20 n. 20 (2013): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2013)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12020/9407BORGES, SamanthaVIEIRA, André Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T14:58:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12020Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2015-04-15T14:58:40Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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