ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Estephane Priscilla dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pessoa, Ana Claudia, Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72358
Resumo: Este artigo busca analisar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade em coleção aprovada pelo PNLD 2019 para o Ensino Fundamental anos iniciais. Para atender a esse objetivo, analisamos uma coleção didática destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa análise nos permitiu identificar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade; caracterizando e comparando as atividades voltadas para o ensino do oral, ao longo da coleção. A coleção está estruturada em 3 volumes (do 1º ao 3º ano), que se organizam por unidades, cada uma dessas unidades representam uma sequência didática estruturada em torno de um gênero textual que servirá de base para as atividades apresentadas. Os resultados apontam que nas orientações dadas ao professor no decorrer do manual é marcante o incentivo a mediação, é constantemente solicitado ao docente que estimule e incentive os estudantes a participar das situações de interação oral, estimulando-os a trocar informações e opiniões, ressaltando atitudes e posturas necessárias a conversas coletivas.
id UERJ-7_426969a61447b88739122961ad8b53d8
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72358
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALlivro didáticooralidadeensino de línguaEste artigo busca analisar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade em coleção aprovada pelo PNLD 2019 para o Ensino Fundamental anos iniciais. Para atender a esse objetivo, analisamos uma coleção didática destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa análise nos permitiu identificar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade; caracterizando e comparando as atividades voltadas para o ensino do oral, ao longo da coleção. A coleção está estruturada em 3 volumes (do 1º ao 3º ano), que se organizam por unidades, cada uma dessas unidades representam uma sequência didática estruturada em torno de um gênero textual que servirá de base para as atividades apresentadas. Os resultados apontam que nas orientações dadas ao professor no decorrer do manual é marcante o incentivo a mediação, é constantemente solicitado ao docente que estimule e incentive os estudantes a participar das situações de interação oral, estimulando-os a trocar informações e opiniões, ressaltando atitudes e posturas necessárias a conversas coletivas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7235810.12957/seminal.2023.72358Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72358/46065Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Estephane Priscilla dos SantosPessoa, Ana ClaudiaBunzen Júnior, Clecio dos Santos2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72358Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mendes, Estephane Priscilla dos Santos
livro didático
oralidade
ensino de língua
title_short ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Mendes, Estephane Priscilla dos Santos
author_facet Mendes, Estephane Priscilla dos Santos
Pessoa, Ana Claudia
Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
author_role author
author2 Pessoa, Ana Claudia
Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Estephane Priscilla dos Santos
Pessoa, Ana Claudia
Bunzen Júnior, Clecio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
oralidade
ensino de língua
topic livro didático
oralidade
ensino de língua
description Este artigo busca analisar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade em coleção aprovada pelo PNLD 2019 para o Ensino Fundamental anos iniciais. Para atender a esse objetivo, analisamos uma coleção didática destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa análise nos permitiu identificar a proposta de trabalho com o eixo de ensino oralidade; caracterizando e comparando as atividades voltadas para o ensino do oral, ao longo da coleção. A coleção está estruturada em 3 volumes (do 1º ao 3º ano), que se organizam por unidades, cada uma dessas unidades representam uma sequência didática estruturada em torno de um gênero textual que servirá de base para as atividades apresentadas. Os resultados apontam que nas orientações dadas ao professor no decorrer do manual é marcante o incentivo a mediação, é constantemente solicitado ao docente que estimule e incentive os estudantes a participar das situações de interação oral, estimulando-os a trocar informações e opiniões, ressaltando atitudes e posturas necessárias a conversas coletivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72358
10.12957/seminal.2023.72358
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72358
identifier_str_mv 10.12957/seminal.2023.72358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72358/46065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409834397696