O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Aline Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821
Resumo: O presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.
id UFRPE_179ba4ba4e7cdebca9368543d5e83266
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/821
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamentalDidáticaOralidadeLivro didáticoO presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.The present work investigates what space is given to orality in the didactic textbook of the 3rd year of elementary school initial years, aiming to analyze the teaching of orality in a textbook. The specific objectives are: to identify the activities on the teaching of orality proposed in the textbook and to recognize which dimensions of oral teaching the book contemplates, seeking to verify the frequency with which they appear and what the work developed. The book analyzed is PNLD 2014, Project Buriti de Português. To analyze the object under study, we used documentary research, Lüdke and André (2012) and Severino (2007) with the content analysis approach, Bardin (1977). We used Dolz and Schneuwly (2004), Dolz, Schneuwly and Pietro (2004), Leal, Brandão and Lima (2012), Leal and Seal (2012) and Dolz, Schneuwly and Haller (2004). We also used the research done with textbooks of the authors, Fernandes (2015), Brandão, Leal and Nascimento (2011), Costa (2006) and Leal, Brandão and Lima (2012). From the analysis carried out, we could observe that the book analyzed brings several activities that address orality, as well as some textual genres. What was left to be desired was the absence of one of the dimensions of oral teaching, the valorization of oral tradition texts . We conclude that it is a good collection, because it brings a good amount of activities, however, still needs some changes, in what deals with much more elaborate activities, giving space for a better development of orality.BrasilSilva, Leila Nascimento dahttp://lattes.cnpq.br/8160106003052712http://lattes.cnpq.br/5525936095476415Araújo, Maria Aline Teixeira de2019-03-18T18:09:36Z2019-03-18T18:09:36Z2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfARAÚJO, Maria Aline Teixeira de. O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 42 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2022-05-18T20:13:54Zoai:dspace:123456789/821Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122022-05-18T20:13:54Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
title O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
spellingShingle O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
Araújo, Maria Aline Teixeira de
Didática
Oralidade
Livro didático
title_short O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
title_full O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
title_fullStr O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
title_sort O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental
author Araújo, Maria Aline Teixeira de
author_facet Araújo, Maria Aline Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Leila Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/8160106003052712
http://lattes.cnpq.br/5525936095476415
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Aline Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Oralidade
Livro didático
topic Didática
Oralidade
Livro didático
description O presente trabalho investiga qual o espaço é dado a oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, tendo como objetivo analisar o ensino da oralidade em um livro didático. Os objetivos específicos são: identificar as atividades sobre o ensino da oralidade propostas no livro didático e reconhecer quais dimensões do ensino da oralidade o livro contempla, buscando verificar a frequência com que aparecem e qual o trabalho desenvolvido. O livro analisado é o do PNLD 2014, Projeto Buriti de Português. Para análise do objeto em estudo, utilizamos da pesquisa documental, Lüdke e André (2012) e Severino (2007) com a abordagem da análise de conteúdo, Bardin (1977). Tomamos como base os estudos de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi e Dionísio (2007), Dolz, Schneuwly e Pietro (2004), Leal, Brandão e Lima (2012), Leal e Seal (2012) e Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Utilizamos também das pesquisas realizadas com livros didáticos das autoras, Fernandes (2015), Brandão, Leal e Nascimento (2011), Costa (2006) e Leal, Brandão e Lima (2012). A partir da análise realizada, pudemos observar que o livro analisado traz várias atividades que abordam oralidade, como também trabalha alguns gêneros textuais, o que deixou a desejar foi a ausência de uma das dimensões do ensino da oralidade, a valorização de textos da tradição oral. Concluímos que é uma boa coleção, pois traz uma boa quantidade de atividades, no entanto, ainda precisa de algumas alterações, no que trata de atividades bem mais elaboradas, dando espaço para um melhor desenvolvimento da oralidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23
2019-03-18T18:09:36Z
2019-03-18T18:09:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Maria Aline Teixeira de. O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 42 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria Aline Teixeira de. O ensino da oralidade no livro didático do 3º ano do ensino fundamental. 2018. 42 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2018
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_US
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120142001274880